Pesquisa AC Varejo aponta alta de vendas após 30 meses

Publicado em 29/08/2017

Tempo de Leitura • 2 min

O varejo paulista teve alta de 0,8% no mês de junho em comparação com o mesmo período do ano passado. Quando se compara o primeiro semestre do ano em relação à igual período de 2016, o aumento é de 0,3%. A pesquisa AC Varejo, realizada pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) registrou a primeira alta do setor em 30 meses. “As quedas vinham diminuindo mês a mês e o varejo paulista chegou à estabilidade, confirmando a recuperação do setor. A direção está apontada para crescimentos mais vigorosos no último quadrimestre do ano, com a continuidade da queda dos juros, a diminuição do desemprego e a recomposição do poder aquisitivo das famílias”, disse o presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Alencar Burti. Os setores pesquisados são: autopeças, concessionárias de veículos, lojas de materiais para construção, farmácias e perfumarias, lojas de departamentos, eletrodomésticos e eletrônicos, lojas de móveis e decorações, vestuários, tecidos, calçados supermercados, dentre outros. Na comparação com junho do ano passado, a pesquisa aponta os segmentos que tiveram mais sucesso no período: lojas de departamentos e eletroeletrônicos tiveram alta de 21,9%; seguidas por móveis e decorações com 10,2%; concessionárias de veículos com 7,7% e o setor de autopeças e acessórios com 6,7%. Já os segmentos com menor desempenho são: lojas de vestuário, tecidos e calçados atingiram resultado negativo de 6,9%; lojas de material para construção -3,1%; supermercados -0,7% e farmácias e perfumarias com queda de 0,4%. A pesquisa foi realizada em 16 regiões e as que se destacaram foram: Jundiaí com 8,3%; Campinas com 5,7%; Araçatuba 4,6%, quando se compara junho com o mesmo período do ano passado. E no primeiro semestre os destaques são as regiões de Jundiaí com 6,9%, Sorocaba e Vale do Paranapanema com 4,3% e Ribeirão Preto, Baixa Mogiana e Franca com 3,7%.

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.