Demanda por crédito aumenta 2,6% em 2018

Publicado em 08/02/2019

O ano de 2018 foi marcado por aumento de 2,6% na demanda por crédito, esse indicador foi publicado pela Boa Vista SCPC, que através de pesquisa de inteligência analítica, ressalta que essa demanda está no segundo ano consecutivo. Os indicadores que compõem esse dado resultam da quantidade de consultas à CPF na base de dados do SCPC. A demanda por crédito refere-se à busca em empresas dos setores financeiro e não financeiro. Por dados do segmento financeiro entende-se empresas que fornecem empréstimos e financiamentos, como: bancos, financiadoras, corretoras de seguro. As empresas não financeiras são as que comercializam bens ou serviços. Esse aumento anual de 2,6% é resultado do segmento financeiro que apresentou elevação de 7% no período de 2018. Por outro lado, o setor não financeiro apresentou queda de 0,6%, no mesmo intervalo. De acordo com a Boa Vista, os resultados de 2018 sinalizam para uma tendência positiva no indicador, que dependem de crescimento mais sólido da renda, das condições de crédito e do aumento da ocupação no mercado de trabalho, que consequentemente, propiciam a demanda por crédito. E que a lenta retomada do cenário econômico é consequência da desaceleração do consumo. Já quando se faz análise isolada de comparação mensal, dezembro de 2018 registrou queda de 1,6%. Na comparação interanual (dezembro de 2017 e dezembro de 2018) a queda foi de 1,3%. “A estabilidade econômica propicia isso, juros mais baixos e estabilidade da taxa Selic, que favorecem empréstimos ou financiamentos para a aquisição de bens duráveis, de maior valor agregado, como um imóvel. Mas essa aquisição acaba se refletindo no comércio, como uma reforma ou compra de materiais para a manutenção deste imóvel”, comenta o superintendente da ACIMG, Adenilson Junior dos Reis.