Bons ventos sopram sobre 2018
Publicado em 04/01/2018
Tempo de Leitura • 1 min
O volume de vendas do varejo brasileiro deve crescer nos primeiros meses deste ano e alcançar 2,6%. Já a projeção de crescimento de 2017 em relação à 2016 alcançou 1,8%, de acordo com dados da pesquisa feita pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo).
Segundo Alencar Burti, presidente da ACSP e da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) esse aumento ocorrerá por diversos fatores: pela melhora na conjuntura, devido ao aumento dos prazos de financiamento e queda de juros. Além, do estímulo à compra de novos aparelhos de televisão, impulsionado tanto pela Copa do Mundo quanto pelo fim do sinal analógico.
Apesar de haver uma projeção positiva de crescimento, há chances de as eleições atrapalharem o bom desempenho da economia.
A projeção foi realizada pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP, utilizando dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Índice Nacional de Confiança feito pela ACSP.
Desempenho do varejo paulista melhorou entre janeiro e outubro de 2017
O desempenho do varejo paulista melhorou em todas as regiões atingidas pela pesquisa ACVarejo, produzida pela ACSP. Segundo a pesquisa de janeiro a outubro do ano passado, o crescimento registrado foi de 3,5%.
A pesquisa abrange o varejo ampliado, incluindo concessionárias de veículos e lojas de materiais para construção. Quando não se considera estas duas categorias, o crescimento para o chamado varejo restrito, atinge 2,6%.
As regiões que apresentaram melhor índice de crescimento foram: Jundiaí (8,4%), Sorocaba e Vale do Paranapanema (6,9%), Ribeirão Preto, Baixa Mogiana e Franca (6,9%) e Araraquara (5,9%).
Sobre o autor
Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.