Mogi Guaçu registra aumento de 2% nas vendas de Natal
Publicado em 03/01/2018
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As vendas de Natal em Mogi Guaçu registraram aumento de 2%, de acordo com pesquisa realizada com um grupo de 15 lojistas de diferentes segmentos, e constatou que além de boas vendas, os empreendedores analisaram o hábito de compra de seus consumidores.
Segundo os pesquisados, o cartão de crédito, que também foi utilizado na modalidade débito, foi o campeão de vendas. Essa afirmação pode ser vista na publicação da revista Exame, que pontua o aumento de 4,5% nas vendas de Natal, em relação à 2016. Os entrevistados ainda pontuaram que as outras operações foram realizadas à vista e por crediário.
As compras de Natal não pararam no dia 25, e aumentaram a receita do comércio, pois as trocas geraram novas compras, além das vendas de produtos para o Reveillon.
As projeções de vendas, para a época, feitas por entidades ligadas ao comércio, giraram em torno de 4,2% - estimativa da Boa Vista SCPC, já a ACSP (Associação Comercial de São Paulo) estimou crescimento entre 5% e 6%. O resultado foi a média de 4% alcançada, de maneira geral, pelo comércio nacional.
De acordo com o levantamento feito com os comerciantes de Mogi Guaçu, os itens mais vendidos foram roupas, calçados e brinquedos. O tíquete médio estimado pela Associação foi de R$150, valor que variou de acordo com o segmento dos produtos oferecidos pelos entrevistados.
Promoções também marcaram as campanhas das lojas. Exemplo disso é uma loja de rede do setor de vestuário, que estimulou o pagamento à vista, oferecendo descontos para os consumidores que optassem por esta forma de pagamento. “O movimento foi muito bom, oferecemos descontos diferenciados para quem pagasse à vista, o consumidor viu nessa ação uma oportunidade e nossas vendas foram muito significativas”, comenta Evandro Inácio da Silva, gerente da loja.
“O volume de novos crediários diminuiu, o uso de crediário diminuiu. As pessoas estão optando por usar o cartão ou comprar à vista. Essa compra à vista está sendo estimulada pelo comércio, que está recebendo uma boa aceitação por parte dos consumidores”, comenta o superintendente da ACIMG, Adenilson Junior dos Reis.
Os recursos de 13º salário, FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) Inativo e PIS (Programa de Integração Social) /PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), foram fontes importantes para impulsionar as vendas na data.
“As vendas foram tímidas, mas já foi melhor que no ano passado, as vésperas de Natal e Ano Novo terem ocorrido aos domingos, também influenciou nesse resultado. Mas o ano já iniciou com um certo movimento, o que vai fortalecer as vendas do mês de janeiro, as liquidações desta época também ajudam muito na receita. Vamos arregaçar as mangas e lutar, assim não tem como dar errado”, comenta Sonia Zanuto, presidente da ACIMG.
Sobre o autor
Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.