Vendas do comércio varejista caíram 2% em novembro

Publicado em 15/12/2015

Tempo de Leitura • 2 min

Um dos principais indicadores antecedentes da atividade econômica, as vendas do comércio caíram em novembro em todas as bases de comparação. Reiterando a profundidade da recessão por que passa a economia brasileira, o movimento no comércio despencou 2% no mês passado na análise dos dados nacionais dessazonalizados na comparação com outubro. O levantamento e compilação dos números são da Boa Vista SCPC (Serviço de Proteção ao Crédito) . No acumulado do ano até novembro, foi registrado recuo de 2,6% nas vendas relativamente ao mesmo período de 2014. Na contabilização dos negócios no período de 12 meses, que se estende de dezembro do ano passado a novembro último, o setor varejista amargou uma retração de 2,4% nas vendas. Na comparação com o mesmo mês do ano passado a retração foi ainda maior e as vendas cederam 3,7%. De acordo com registros da Boa Vista SPC, o indicador vem transitando pelo território negativo desde julho e só vem acelerando o ritmo de queda. Para os técnicos da Boa Vista SCPC, fatores macroeconômicos como elevação de juros, piora do mercado de trabalho e inflação em patamar elevado continuarão afetando de forma intensa a confiança e o poder de compra consumidor. "2015 deverá marcar a atividade varejista como um ano recorde na diminuição das vendas, efeito que provavelmente se estenderá também para 2016", dizem os técnicos da Boa Vista. MERCADO DE TRABALHO Em outubro, o varejo paulista eliminou 1.094 vagas de trabalho, mesmo tendo iniciado as contratações temporárias para o final do ano. Foi a primeira vez desde 2007 que o saldo de empregos neste mês é negativo. Os dados são da Pesquisa de Emprego no Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PESP), realizada mensalmente. No acumulado do ano, fecharam-se 61.942 postos de trabalho neste setor – o equivalente a 204 vagas por dia. A maior redução é do setor de concessionárias de veículos, que teve redução de 7,6% no número de vagas de trabalho disponíveis, seguido pelas lojas de eletroeletronicos e departamentos, que apresentou encolhimento de 5,8% no número de vagas disponíveis. Diário do Comércio

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.