Brasileiro vai usar 13° salário para quitar dívidas
Publicado em 15/12/2015
Tempo de Leitura • 2 min
Uma pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostra que boa parte dos brasileiros vai usar a segunda parcela do 13° salário para quitar dívidas. Segundo o levantamento, 33,3% dos entrevistados alegaram ser essa a destinação desse recurso extra de fim de ano.
Esse percentual é significativamente maior do que o observado em anos anteriores. Em 2014, por exemplo, 21,4% dos brasileiros afirmaram que reservariam o recurso para saldar dívidas. Em 2013, eram 21,7%.
Em contrapartida, diminuiu o percentual daqueles que pretendem comprar presentes com o 13° salário. Apenas 14,6% dos entrevistados revelaram essa intenção. Em 2014, o percentual era maior, 21,4%, e em 2013, 30,4%.
Somando os brasileiros que neste ano decidiram usar esse dinheiro extra para quitar dívidas (33,3%), com aqueles que disseram que pouparão o recurso, que são 27,1% dos entrevistados, é possível concluir que 60,4% dos brasileiros estão cautelosos quanto ao uso da segunda parcela do 13° salário.
Segundo a ACSP, esse é o maior percentual de consumidores cautelosos desde 2009, quando a entidade iniciou o levantamento. Em 2014, essa parcela foi de 50%.
“Isso demonstra um crescimento na desconfiança do brasileiro em relação ao atual momento econômico do país. Os resultados também indicam, como já era esperado, que o Natal em 2015 será bastante modesto”, comenta Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
A pesquisa foi realizada em todo Brasil entre os dias 14 e 28 de novembro.
MENOS VIAGENS, MAIS ROUPAS
A intenção do brasileiro de viajar com a segunda parcela do 13º salário também caiu. No ano passado, 9,5% dos entrevistados disseram que usariam o dinheiro para essa finalidade. Em 2015 são 6,3%.
Por outro lado, neste ano mais gente vai comprar roupa nova para as festas de fim de ano: 2,1% dos entrevistados apontaram essa opção – no ano passado essa parcela nem apareceu no resultado do levantamento.
Há ainda 14,6% dos brasileiros que não sabem como vão gastar esse dinheiro. No ano passado, os indecisos somaram 16,7%.
Diário do Comércio
Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.