Mogi Guaçu recebe a campanha Legal é Ser Leal
Publicado em 12/06/2017
Tempo de Leitura • 2 min
A UNIFAL (Universidade Federal de Alfenas) campus Poços de Caldas, trás para a ACIMG, nesta quarta-feira (14) a palestra gratuita, Legal é ser Leal, promovida pelo projeto, Tamanho não é documento: pequenas iniciativas empresariais e livre concorrência. A campanha é promovida pela universidade em parceria com o Ministério da Justiça e percorrerá 18 cidades entre o sul de Minas Gerais e nordeste paulista.
Legal é Ser Leal, tem o objetivo de sensibilizar o público, principalmente, de microempresários, sobre a importância vital do tema para o bem estar da empresa. O encontro trata de forma lúdica o tema de livre concorrência.
A palestra é aberta para toda a população, porém o público-alvo é: microempresários, empresários de pequeno porte, MEI, Universitários, docentes, escritórios de contabilidade e de direito; além dos interessados pela temática.
De acordo com a professora doutora Wilges Bruscato, durante entrevista à TV Câmara de Pouso Alegre-MG, o grande diferencial do projeto é focar no assunto da concorrência desleal aplicado no universo do microempresário, pois ele geralmente não tem essa visão, por ela não ser difundida entre este público (o microempresário).
“A concorrência tem que ser vista de maneira sistêmica, não pode ser vista de maneira isolada. Também tem que ser leal, se ela for feita de maneira predatória, com valor muito abaixo do que o mercado está praticando, o próprio dono do estabelecimento que está aplicando a prática, será prejudicado. Pois, ele não conseguirá manter determinado valor dos produtos por muito tempo”, comenta a professora.
A professora traça a complexidade que a deslealdade nos negócios oferece. E aponta que a longo prazo, tanto as empresas que praticam a concorrência desleal, quanto as que sofrem com a ação, podem fechar devido aos preços praticados. Isso também é ruim para o consumidor, que sofre as conseqüências da diminuição da oferta de produtos e de locais para compra. Além dos trabalhadores, que são atingidos pelo desemprego gerado pelo fechamento de empresas.
Ficou curioso sobre o tema? Venha para a palestra que vai acontecer nesta quarta-feira, dia 14, às 8h30 na ACIMG.
Sobre o autor
Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.