Impostômetro bate recorde e chega a R$ 1,8 trilhão
Publicado em 05/01/2015
Tempo de Leitura • 1 min
O Impostômetro bateu seu recorde. No dia 29 de dezembro, o painel da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) que registra os valores em impostos, taxas e contribuições pagos pelos brasileiros chegou a R$ 1,8 trilhão.
Desde 2005, quando o Impostômetro foi instalado no Centro de São Paulo, esta é a primeira vez que o total arrecadado chega a essa cifra. Em 2005, a carga tributária era de 33,38% do PIB; em 2013, passou para 35,95% do Produto Interno Bruto.
“Esse número mostra que a arrecadação tributária cresceu, acompanhando o aumento da inflação em 2014”, diz Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
Os principais impostos incidem sobre os preços e, portanto, a inflação implica também em elevação de receita tributária. “Além disso, o crescimento da economia perto de zero em 2014 não contribui para o incremento da arrecadação”, diz Amato.
Diário do Comércio
Sobre o autor
Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.