Corte de custos será crucial para preservar o lucro em 2015
Publicado em 05/01/2015
Tempo de Leitura • 2 min
Se neste ano o consumo enfraqueceu de maneira geral, em 2015 não se pode esperar uma reversão rápida. Afinal, será um ano de ajustes na economia, com crédito restrito e aumento de juros para conter uma inflação ainda resistente.
O empresário deve, nesse momento, se concentrar no que pode controlar: as despesas fixas de seu negócio. É uma regra tão corriqueira que dá lugar ao chavão: custo é que nem unha e tem que cortar.
“A despesa que você corta vai para a linha do resultado. Cada real que economizar aparecerá lá embaixo. É preciso olhar na fonte de gastos e começar a fazer isso logo. Não é possível se preparar para 2015 na última hora”, diz Jimmy Cygler, presidente da Proxis, empresa de contact center multicanal de pequeno para médio porte.
Aparentemente simples, a tarefa de cortar despesas nem sempre é fácil. Pelo contrário, é muitas vezes deixada de lado por empresas de menor porte, na opinião de Eduardo Shakir Carone, sócio-diretor e fundador da Nexto Investimentos.
Com a experiência de quem reformula a gestão de companhias para aumentar o lucro, a liquidez e o crescimento – como fazem os fundos de private equity – Carone diz que 99% das empresas médias não costumam ter uma meta futura de corte de gastos, enquanto a totalidade delas sabem claramente em quanto querem ampliar as vendas.
O que ele recomenda para esse empreendedor é uma gestão orçamentária que será acompanhada mensalmente, comparando o quanto cada um se comprometeu a cortar e quanto efetivamente foi gasto.
Essa missão deve ser cumprida em conjunto com os colaboradores da empresa. Afinal, é uma medida que precisa de engajamento. “É um modelo de gestão à vista, no qual todos saibam quem trouxe ou não soluções”, diz.
O empreendedor pode aproveitar esse momento para otimizar processos entre os funcionários e realocá-los para trazer mais eficiência para a empresa. E, acima de tudo, dar o exemplo. “Não adianta o dono da empresa ser gastador e perder o moral com os funcionários”, afirma Carone.
Diário do Comércio
Sobre o autor
Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.