Estabelecimentos poderão abrir 8 horas

Publicado em 19/08/2020

Tempo de Leitura • 2 min

Estado autoriza abertura de estabelecimentos por 8 horas na fase amarelo do Plano São Paulo

O Vice-Governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia, anunciou nesta quarta-feira (19) autorização para que todas as atividades permitidas na fase amarela do Plano São Paulo possam funcionar por oito horas diárias em estabelecimentos comerciais e de serviços. Até então, era permitidas seis horas diárias.

A medida passa a valer a partir de sexta-feira (21) e é válida para todos os setores, como shoppings, comércio, serviço, salões de beleza e barbearia, restaurantes e similares, academias, convenções e atividades culturais. Os empresários poderão escolher se adotam uma jornada contínua ou fracionada, respeitando o limite de oito horas diárias.

A Associação Comercial já iniciou as negociações com a Prefeitura e Vigilância Sanitária, o decreto deverá ser publicado neste sábado, no diário oficial do município. O empresário deverá entrar no site da Associação (www.acimg.com.br), efetuar o cadastro e selecionar o horário pretendido para o funcionamento do seu estabelecimento, imprimir o anexo e protocolar na Vigilância Sanitária. Esta medida é apenas para o segmento de bares, restaurante e similares, onde poderão optar pela jornada continua ou fracionada, respeitando o limite das 22h para o encerramento das atividades.

O consumo local nos restaurantes e similares continua permitido apenas em ambientes arejados ou ao ar livre, com obrigatoriedade de assentos. Não será permitido que os clientes fiquem em pé, para evitar aglomerações.

A ocupação máxima deve ser de 40% da capacidade dos assentos e o fechamento precisa ocorrer até as 22h, com adoção dos protocolos geral e específicos para o setor. Funcionários e clientes devem usar máscara em todos os ambientes, tirando apenas no momento da refeição.

Outra atualização do Plano São Paulo definiu um novo horário para atendimento presencial em restaurantes e similares na fase verde. Assim como na fase amarela (após 14 dias de permanência da região), os estabelecimentos poderão oferecer consumo local até as 22 horas também na fase quatro.

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.