Como alavancar as vendas de dezembro
Publicado em 14/11/2013
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A projeção da Tendências Consultoria é de uma alta de 4,1% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado. Atendimento, decoração, estoque e mix de produtos são alguns pontos para o lojista se preocupar.
O Natal é um momento importante do ano e uma oportunidade para fidelizar clientes. O empresário e toda sua equipe precisam estar preparados, o ideal é sempre se planejar com antecedência logo no começo do ano, mas nada impede que o empresário inicie sua preparação agora.
Um dos desafios para a data é pensar na identidade visual da loja, como a decoração e vitrine. Mas é preciso tomar cuidado com a poluição visual. O empresário não pode se esquecer de colocar os preços dos produtos expostos na vitrine. Além de seguir a lei, a informação é uma forma de ajudar o consumidor na decisão de compra na correria do fim do ano.
No caso dos produtos, o empresário precisa avaliar os itens mais vendidos, planejar estoque e oferecer um mix de produtos, inclusive itens mais baratos para as famosas “lembrancinhas”. Outro diferencial pode ser a embalagem para presente, além da facilidade para trocas de produtos. A troca é uma oportunidade para gerar novas vendas.
O empresário vai precisar usar a criatividade para fazer a divulgação das ações promocionais – seja por meio de cartazes, e-mail, mala direta impressa, redes sociais, mensagens para celular, entre outros. E o empreendedor não pode se esquecer das formas de pagamento.
Treinar os funcionários e mantê-los motivados são itens fundamentais para os resultados da loja. Procure conhecer o seu cliente. É uma oportunidade para fazer um cadastro e trabalhar o pós-venda.
Sobre o autor
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Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.