Cerca de 87 mil guaçuanos precisam realizar o cadastro biométrico até dezembro
Publicado em 21/02/2019
Tempo de Leitura • 4 min
Apenas 32,21% da população já tem a biometria que será obrigatória para votar nas eleições municipais de 2020, quem não tiver, além de ficar impedido de votar, terá o título eleitoral cancelado
Você já fez o cadastramento biométrico? Sabia que nas eleições municipais de 2020, em Mogi Guaçu, só votará quem estiver cadastrado?
De acordo com publicação da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE) no Diário de Justiça Eletrônico, 1239 municípios brasileiros de 11 estados, dentre eles São Paulo, participarão do Programa de Identificação Biométrica 2019-2020, dentre eles, Mogi Guaçu e Estiva Gerbi. Os eleitores destas duas cidades precisam se cadastrar no Cartório Eleitoral Guaçuano.
Mogi Guaçu possui 113.702 eleitores e somente 36.619 ou 32,21% de sua população eleitoral está cadastrada. Já Estiva Gerbi possui 8.622 eleitores e 2.121 ou 24% já realizou o cadastro biométrico. “Se você pensar que Mogi Guaçu tem cerca de 87 mil pessoas para fazer a biometria, é um número muito grande, principalmente quando você pensa que elas tem até o dia 12 de dezembro deste ano para fazer isso, se não perderão o título de eleitor, por isso as pessoas precisam se apressar”, comenta o chefe do Cartório Eleitoral, Hugo Neves Ornelas.
Segundo o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o programa de cadastramento biométrico termina em 2022, até lá todos os municípios têm cronograma para preencher o banco de dados, que será o mais completo e atualizado do País e servirá de base para a criação do DNI (Documento Nacional de Identificação), que será um documento universal padrão para os brasileiros que tiverem feito o cadastro.
Esforço extra
Para alcançar a meta o Cartório contratou estagiários e funcionários terceirizados e fez parceria para atender em locais extras, tanto em Mogi Guaçu quanto em Estiva Gerbi. Além dos locais extras, o Cartório pretende fazer postos itinerantes para agilizar o processo, porém os locais ainda não estão definidos.
“Pensamos em levar a biometria até as pessoas, então estamos estudando locais em que haja estrutura para montar um ponto de cadastramento onde os equipamentos fiquem em segurança e haja um grande fluxo de pessoas. A ação facilitaria o aumento do cadastro biométrico, já que não interferiria no dia a dia dos eleitores”, comenta Ornelas.
Ao todo foram 12 novas contratações, 4 estagiários e 8 funcionários. Os estagiários já estão atendendo no Cartório, 4 funcionários começarão a trabalhar em março e outros 4 em julho. Além do aumento de contingente, o posto eleitoral firmou parceria com o Sesi e instalará, a partir de março, um posto no local para atender a população daquela região. Estiva Gerbi ainda não tem local definido para fazer os atendimentos, mas as possibilidades são a Prefeitura ou a Escola Estadual Capitão Agenor de Carvalho.
Atualmente o País possui cerca de 147,3 milhões de eleitores, destes, cerca de 60% ou mais de 89 milhões, já fizeram o cadastramento biométrico. A previsão é que durante os dois anos de duração, o Programa atinja mais 35 milhões de pessoas e que todo o eleitorado brasileiro tenha seu cadastro biométrico até 2022.
Qual o passo a passo para fazer a biometria?
Primeiro, o eleitor precisa agendar o cadastramento biométrico no site do TRE-SP: http://www.tre-sp.jus.br/, depois comparecer ao cartório eleitoral ou posto de atendimento, na data agendada portando o título de eleitor (se a pessoa já tiver), um documento original com foto, como por exemplo a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e um comprovante de residência recente (últimos 3 meses), o eleitor precisa ter 16 anos ou mais. Após validar as informações pessoais, o eleitor terá sua foto e assinatura tiradas e digitalizadas, o cartório também colherá as impressões digitais. O processo dura cerca de 15 minutos.
O que acontecerá com quem não fizer a biometria?
Ter o título cancelado além de impedir que a pessoa vote, ainda gera diversos problemas como impedimentos para: obter empréstimos em bancos públicos, renovar matrícula em estabelecimento oficial de ensino, inscrever-se em concursos públicos e obter passaporte.
Sobre o autor
Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.