Caminhada Azul e Rosa acontece em 21 de outubro

Publicado em 08/09/2017

Tempo de Leitura • 4 min

A 5ª edição da Caminhada Azul e Rosa já tem data, local e horário agendados, dia 21 de outubro, saída no Centro Cultural Tupec – Avenida dos Tabalhadores, às 8h. O evento é realizado em parceria pelo Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Promoção Social e ACIMG. O objetivo da caminhada é promover a conscientização sobre o câncer de mama e o câncer de próstata e atrair as pessoas da zona de risco, a realizar exames que possam diagnosticar antecipadamente os casos. “Antes existia a caminhada ‘Pense Rosa’, focado no câncer de mama aí decidimos incorporar o câncer de próstata e assim nasceu a Caminhada Azul e Rosa, que tem a função de incentivar homens e mulheres a procurarem ajuda na hora certa”, comenta a primeira dama, Maria Amélia. No sábado, 28 de outubro, uma semana após a caminhada, os postos de saúde estarão abertos para agendamento de exames de próstata e mamografia, além de promover orientações sobre as doenças. A confirmação do evento foi feita na última quarta-feira (06) durante coletiva de imprensa ocorrida na Secretaria de Promoção Social com a presença da presidente do Fundo e primeira-dama, Maria Amélia Cavenha, a presidente da ACIMG, Sonia Zanuto e a secretária da Promoção Social, Mariana Martini. O percurso tem 3,3 quilômetros, os participantes saem do Centro Cultural, passam pela Avenida Emília Marchi Martini, Avenida 9 de Abril e termina na Praça Rui Barbosa (Recanto). O trajeto terá dois pontos de distribuição de água. Por enquanto o evento conta com três patrocinadores para os 3 mil kits, contendo camisetas e bonés do evento: Lojas Cem, International Paper e Big Bom Supermercados e um patrocinador para os brindes da caminhada, a Verden Bikes. Você também pode patrocinar a caminhada, entre em contato com os organizadores do evento. “É uma campanha muito importante e a ACIMG tem o maior prazer em participar deste evento junto à prefeitura”, comenta Sonia Zanuto. O ACIMG na Praça - edição Dia das Crianças, estará acontecendo no Recanto, que também receberá o público da caminhada. Haverá muitos brindes, brincadeiras, serviços para a população e até uma peça de teatro. Programe-se para sair da caminhada e ficar um pouquinho no evento e fazer seu sábado ainda mais que especial. Inscrições e retirada do kit: As inscrições são gratuitas e devem ser feitas entre os dias 11 de setembro e 6 de outubro, pelo site da ACIMG: www.acimg.com.br/caminhadaazulerosa2017. A retirada dos kits acontecem entre os dias 17, 18 e 19 de outubro, das 17h às 20h, na ACIMG -fundos- acesso pela rua Doutor Luiz Anhaia Mello, 260. Até 3 mil inscritos ganharão o kit da caminhada. Mesmo com a cota ultrapassada, as inscrições continuarão abertas, é só usar uma camiseta azul ou rosa e participar do evento. Um quilo de alimento não perecível é o valor simbólico para participar do evento. A organização pede que a doação do alimento seja para adolescentes acima de 13 anos. A doação pode ser entregue no momento da retirada do kit, na Associação Comercial ou antes do evento na Secretaria de Promoção Social, a organização pede que se possível, não doar sal. Enquete Você acha interessante que a já tradicional ‘Caminhada Azul e Rosa’ mude de horário, ao invés de acontecer durante o dia aconteça à noite? Então opine no momento da inscrição. Quem sabe a caminhada muda de horário no próximo ano, hein? Números da Caminhada Azul e Rosa No ano passado o evento arrecadou 492kg de alimentos, 72 litros de leite/óleo, que beneficiaram seis entidades assistidas pela FEAG (Federação das Entidades Assistenciais Guaçuanas): Vinha de Jesus, Caminho para Paz, Lar I, CARS (Centro de Ação de Recuperação Social) e Martinho Prado. A procura por exames após a campanha de conscientização que a Secretaria de Saúde promove junto à divulgação da caminhada aumentaram expressivamente. O ano de 2014 contabilizou 5.736 exames, 2015: 8.408 e 2016: 8.866, entre as mulheres, que é o público que mais procura orientação médica. Entre os homens o número de julho de 2017 são 3.639 exames, mostrando que a preocupação com a saúde está aumentando entre o público masculino. ***Crédito Imagens: André Pelegrino - Secretaria de Comunicação Social

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.