Acimg terá sede sustentável
Publicado em 28/04/2015
Tempo de Leitura • 2 min
A nova sede da Acimg vai contar com sistema de captação e retenção de águas pluviais, coletadas dos telhados e sistema solar fotovoltaico. Este projeto reflete a consciência ambiental da diretoria da Acimg e a preocupação com as futuras gerações, atendendo às exigências da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Com o sistema de captação de águas pluviais que será instalado na sede da Acimg, será possível economizar até 80% do consumo. A água de reuso será armazenada em uma cisterna com capacidade para 63,2 metros cúbicos e poderá ser utilizada nos banheiros, áreas verdes e lavagem de áreas externas.
Além da redução do consumo e do uso adequado da água potável, o sistema ainda permite reduzir a velocidade de escoamento para bacias hidrográficas e controlar a ocorrência de inundações.
O sistema fotovoltaico gera eletricidade tendo como combustível a energia solar e trabalha em conjunto com a rede elétrica da distribuidora de energia. Na sede da Acimg serão instaladas 40 placas que vão gerar cerca de 15.834 kWh por ano, o que pode chegar a representar uma economia na faixa de R$ 9,5 mil.
Neste sistema, se a geração de energia for maior que o consumo, ela será injetada na rede da concessionária gerando créditos que serão descontados durante períodos noturnos ou chuvosos, em um prazo de até 36 meses.
A obra terá 1.450 metros quadrados de área construída e a previsão é que esteja concluída até o final deste ano. A recepção e atendimentos de SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) vão funcionar no térreo do prédio, que vai abrigar ainda um salão comercial de 500 metros quadrados. Dois auditórios e os demais departamentos integrados, no estilo open space, vão funcionar no segundo andar.
Sobre o autor
Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.