ACIMG realiza palestra sobre o novo perfil do profissional que o varejo precisa

Publicado em 26/05/2017

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A noite de ontem (25) foi muito produtiva na ACIMG, que recebeu a palestra, O profissional que o varejo precisa, realizada pela psicóloga Vanessa Rovaris Barbosa. Empreendedores e colaboradores de empresas de diversos segmentos participaram da conversa que tratou de diversos temas como vendas, trabalho em equipe e proatividade. O último tema foi o mais explorado pela palestrante, já que a partir dele várias falhas podem ser percebidas e melhoradas. O mercado de trabalho pede que os trabalhadores sejam cada vez mais proativos, o perfil do profissional pedido por esse mercado, é cada vez mais exigente e requer que as pessoas tenham iniciativa, desenvoltura para perceber a necessidade do cliente, atende-lo da melhor forma possível e tentar antecipar o que ele almeja. Uma característica muito importante do proativo, é que ele não fica reclamando, não vê só o problema. O proativo consegue se sobressair em ambientes de tensão. Este tipo de trabalhador faz o melhor que pode, dentro das condições que possui. Se o trabalhador está operando uma máquina que pode não ser a melhor, ele vai extrair daquele instrumento o melhor resultado que possa oferecer. De acordo com Barbosa o pensamento do proativo não se apoia em desculpas ou lamentos: “eu não tenho uma máquina boa, qual o melhor resultado que consigo com a que tenho?” Barbosa ressalta que temos que quebrar o paradigma de que proativade é tomar iniciativa, segundo ela, o conceito é muito mais amplo. A proatividade é tomar consciência da responsabilidade que temos em todas as situações e a responsabilidade é a liberdade de escolher a resposta, é o comportamento de qual atitude você vai tomar perante uma situação, um problema. O melhor disso tudo, é que, de acordo com a psicóloga, esta habilidade pode ser trabalhada, pois todos nascemos proativos, mas vamos sendo moldados pelo ambiente em que vivemos, pois aprendemos a reclamar e a seguir padrões de comportamento. “O primeiro passo para ser proativo é parar de reclamar. Costumo usar em minhas palestras um provérbio popular que é muito proativo: me dê um limão que faço uma limonada. Um perfil proativo vai ver que aquele limão azedo pode se tornar algo doce e saboroso, essa pessoa percebe que o limão não é um problema e que ele pode ser usado de várias maneiras, só depende de como você olha para ele”, comenta a psicóloga. Por outro lado, há os reativos, geralmente reativos agem de acordo com as emoções, se ele não está bem, não consegue trabalhar bem, não consegue atender um cliente bem. Os proativos conseguem distinguir as situações. Porém, ser reativo é uma escolha, já que como ressalta Barbosa, há muitos recursos disponíveis para trabalhar a proatividade, como leituras, cursos, materiais disponíveis na internet, ter realmente a consciência de que você quer melhorar e buscar isso. Ou seja, chamar a responsabilidade para si. Sobre o ambiente de vendas e atendimento, Barbosa ressaltou que, o profissional proativo não vai somente oferecer o produto que o cliente está procurando, vai identificar a real necessidade do cliente, vai oferecer um benefício. “O cliente não compra o produto ou serviço, ele compra o benefício que este produto oferece. Se o cliente chega em uma loja de roupas procurando uma calça. Aí o proativo pergunta: qual a finalidade, é para qual tipo de temperatura, ambiente”, comenta a psicóloga. As participantes da palestra Eugênia Matielo Negri e Ellen Travaglia, gostaram muito da palestra e se disseram motivadas: “Chama a atenção de quem trabalha com cliente, vendedor. Achei a palestra excelente, pois muitas vezes somos muito mal atendidos e é bom as pessoas se reciclarem e perceberem que tipo de profissional o mercado está precisando. Adorei quando a palestrante falou sobre proatividade, pois ninguém quer um colaborador reativo, todo mundo quer o proativo. Que tome decisões e veja as necessidades do cliente, comentou a empresária Negri. “Gostei muito da palestra, aliás, toda a minha equipe presente gostou. Na minha empresa estamos investindo em trabalhar o potencial de proatividade de nossos colaboradores, eles estão fazendo cursos de aperfeiçoamento para se tornarem mais proativos. Então acho muito válidas iniciativas como essa da ACIMG, é oferecer um benefício para nós associados”, comentou Ellen Travaglia.

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.