Abertura gradual do comércio acontecerá a partir de 11 de maio

Publicado em 23/04/2020

Tempo de Leitura • 2 min

A quarentena no estado de São Paulo, devido à Covid-19, foi estendida até o dia 10 de maio, nos moldes atuais. Até esta data somente os serviços essenciais continuarão autorizados a funcionar. A partir do dia 11 de maio acontecerá uma abertura gradual para os outros setores. Estes setores serão decididos por meio do Plano São Paulo, projeto criado pelo governo paulista que autorizará aos poucos a reabertura do comércio.

Os detalhes sobre quais setores serão os primeiros a entrarem em processo de reabertura serão divulgados no dia 08 de maio. As medidas tomadas pelo Plano serão baseadas em áreas afetadas, quantidade de leitos disponíveis nos hospitais de determinada região, número de infectados pela Covid-19, dentre outros.

As regiões do Estado já estão sendo classificadas em zonas verde, amarela e vermelha. Atualmente todas as regiões estão classificadas em amarela e vermelha. Isto quer dizer que o número de contaminados e números de leitos nos hospitais estão muito abaixo do esperado para ser classificado como zona verde.

“Nós não estamos anunciando que no dia 11 de maio nós não teremos nenhuma quarentena. Teremos o Plano São Paulo, flexível, amparado sempre na ciência, na medicina, nas questões regionais, em dados analíticos e também na economia”, afirmou Doria durante coletiva.

A ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu) lamenta o comércio estar fechado no Dia das Mães, que será comemorado no dia 10 de maio, uma das mais importantes datas para o comércio nacional, mas respeita a decisão do Estado.

“Nós da Associação e Facesp defendemos a abertura do comércio. Visto que mais de 70% dos segmentos econômicos continuam funcionando no Estado. É mais do que justo que o comércio também funcione, obviamente dentro das exigências do Ministério da Saúde. O comércio não funcionará no Dia das Mães, é uma pena, mas temos que pensar que tudo isso tem uma proposta, voltaremos melhores, comentou a presidente da Associação Comercial, Sonia Zanuto.

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.