Por que devo ser um membro de uma associação comercial, aliás, o que é isso?

Publicado em 25/01/2019

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Continue a leitura que você descobrirá o que é, para que serve e porque você, empresário, só ganharia em ser membro desta comunidade empresarial. A união faz a força! Com certeza você já ouviu aquele ditado popular “A união faz a força”, não é? Então, ele é o princípio para unir pessoas em prol de um objetivo, seja ele social, ambiental ou econômico. E esta união é que levou à proliferação de associações comerciais no estado de São Paulo, isso aconteceu no século XX, com mais força entre as décadas de 20 e 60. Como neste estado, a cultura do associativismo se espalhou pelo país e atualmente há associações de muitos tipos em todo o território nacional, pois as pessoas perceberam como é mais fácil reivindicar algo quando se está em grande número. De acordo com a FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), só no Estado há mais de 420 associações comerciais. A multiplicação de tais entidades levou à criação da FACESP que dividiu o estado em regiões que receberam seus vice-presidentes. A Associação Comercial de Mogi Guaçu por exemplo, pertence à RA16 (Região Administrativa). O despertar do Associativismo Guaçuano  Não pense que esta força demorou muito tempo para se despertar em Mogi Guaçu, isso aconteceu em 1958, quando industriais e comerciantes da cidade fundaram a ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu) e desde então o número de membros só vem crescendo. Porque se associar? Porém, você pode se perguntar: “Qual benefício eu teria em participar de uma Associação Comercial”? Ou “Mas eu já tenho minha clientela, porque preciso me afiliar a uma entidade deste tipo?” A resposta é simples, mas extensa: Porque você teria mais força para reivindicar melhorias no comércio local, no seu distrito industrial, porque você pode consumir produtos e serviços com descontos, porque você pode se profissionalizar por meio de palestras e cursos voltados para seu segmento. Porque você pode oferecer para seus clientes vantagens como a campanha promocional, em que são distribuídos muitos prêmios que movimentam o comércio. É por todos estes motivos que a Associação possui hoje cerca de 1700 associados de diversos segmentos, devido à variedade de empreendimentos que há na Cidade. Se os segmentos industrial, comercial, prestação de serviços, agronegócio, profissionais liberais e autônomos encontram vantagens em ser um associado, porque você não encontraria? Fale com a Associação e descubra como você pode se beneficiar por usar o mar de serviços e produtos que ela oferece. Um pouco de história A vinda da família real portuguesa para o Brasil fez o país começar a se abrir para o comércio exterior, isto aconteceu com o momento histórico chamado ‘abertura dos portos’, feita por D. João VI, em 1808. Neste contexto, em 15 de julho de 1811, nasce a Associação Comercial Brasileira, em Salvador, na Bahia, e foi inaugurada em 1817, na Praça do Comércio, local do crescente e promissor comércio naquela região. Na segunda década do século XIX, as plantações de café fizeram o estado de São Paulo ganhar importância e projeção nacional. Mas a infraestrutura do país era muito deficitária e dificultava o transporte do grão. Neste contexto, nasce em 22 de dezembro de 1870, a primeira Associação Comercial paulista, a de Santos. Esta iniciativa fez a cidade receber melhorias na infraestrutura, especialmente na região portuária. Dados históricos retirados do livro: Facesp 50 anos, celebrar a história, construir o futuro. A Associação possui hoje cerca de 1700 associados de diversos segmentos, devido à variedade de empreendimentos que há na Cidade. Se os segmentos industrial, comercial, prestação de serviços e agronegócio encontram vantagens em ser um associado, porque você não encontraria?

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.