Material escolar e uniformes esquentam a venda de empresas do segmento

Publicado em 18/01/2019

Tempo de Leitura • 2 min

Chegou a época da lista de materiais escolares, um gasto a mais para as famílias brasileiras que possuem filhos. Janeiro é um mês de menor movimento para o comércio, de maneira geral. Mas para ramos específicos como lojas que vendem roupas escolares e papelarias, é a melhor época do ano. Mesmo que os itens sejam, individualmente, de baixo valor, quando se termina de cotar a lista de materiais é uma despesa robusta para o mês. A pesquisa de preços é uma saída bem interessante para os pais, bem como os pais se juntarem em grupos e comprarem maior quantidade de produtos e ganharem melhores condições para o pagamento do material, que é carregado de impostos e alcançam a casa dos 30%. Exemplos: lápis (34,99%), caderno (34,99%), borracha (39,29%) e mochila (39,62%), estes dados são resultado da pesquisa realizada pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) a pedido da ACSP (Associação Comercial de São Paulo). Para a proprietária da papelaria Abecedarium, Eliana F. G. Almeida, o movimento já está sendo melhor que no ano passado e espera que até o fim do mês a movimento alcance crescimento de 10%. “O movimento está constante, mas não uma loucura, já está se mostrando melhor do que no ano passado”. A proprietária conta que, em Mogi Guaçu, há grupos de pais que se unem para comprar o material. Uma das estratégias utilizadas pela empresa, e que facilita a correria do dia a dia, é receber a lista de materiais escolares por e-mail com preços e diferentes marcas. Veja abaixo o levantamento de todos os itens da pesquisa: PRODUTOS MATERIAL ESCOLAR PIS COFINS ICMS IPI ISS OUTROS TOTAL Agenda escolar 1,65% 7,60% 18% 15% 0,94% 43,19% Apontador 1,65% 7,60% 18% 10% 2,04% 39,29% Borracha 1,65% 7,60% 18% 10% 2,04% 39,29% Caderno 1,65% 7,60% 18% 5% 2,74% 34,99% Calculadora 1,65% 7,60% 18% 15% 2,50% 44,75% Caneta 1,65% 7,60% 18% 20% 2,70% 49,95% Clipes 1,65% 7,60% 18% 5% 4,29% 36,54% Cola branca 1,65% 7,60% 18% 5% 10,46% 42,71% Cola bastão 1,65% 7,60% 18% 5% 10,46% 42,71% Fita adesiva 1,65% 7,60% 18% 0% 6,75% 34,00% Estojo para lápis 1,65% 7,60% 18% 5% 8,08% 40,33% Fichário 1,65% 7,60% 18% 5% 7,13% 39,38% Folhas para fichário 1,65% 7,60% 18% 5% 5,52% 37,77% Lancheiras 1,65% 7,60% 18% 10% 2,49% 39,74% Lápis preto 1,65% 7,60% 18% 0% 7,74% 34,99% Lápis de cor 1,65% 7,60% 18% 0% 7,74% 34,99% Livro escolar 0,00% 0,00% 0% 0% 15,52% 15,52% Mochila 1,65% 7,60% 18% 10% 2,37% 39,62% Papel pardo 1,65% 7,60% 18% 0% 7,74% 34,99% Papel sulfite 1,65% 7,60% 18% 5% 5,52% 37,77% Pastas em geral 1,65% 7,60% 18% 5% 7,72% 39,97% Pastas plásticas 1,65% 7,60% 18% 10% 2,84% 40,09% Régua 1,65% 7,60% 18% 15% 2,40% 44,65% Tesoura 1,65% 7,60% 18% 12% 4,29% 43,54% Tinta guache 1,65% 7,60% 18% 0% 8,88% 36,13% Tinta plástica 1,65% 7,60% 18% 0% 8,97% 36,22% Uniforme 1,65% 7,60% 18% 0% 7,42% 34,67% Crédito da foto: Freepik

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.