Pix, pagamento instantâneo do Banco Central facilita a vida das MPE

Publicado em 05/07/2021

Pix é a nova forma de pagamento criada pelo Banco Central. Ela permite que, em cerca de 10 segundos, se faça um pagamento. As transações podem ser feitas entre pessoas físicas e entre pessoas físicas e jurídicas. Além disso, o Pix está disponível a qualquer hora em todos os dias da semana, desde novembro de 2020. Não é necessário baixar aplicativo, usa-se diretamente na própria conta, utilizando um smartphone.

O Pix pode ser utilizado em diferentes meios, como conta corrente, poupança ou conta de pagamento pré-paga. Além de funcionar para transações entre pessoas, pagamento de contas e recolhimento de impostos e taxas de serviços também são possíveis. Esta forma de pagamento utiliza diferentes meios como chave Pix, qr code ou chave aleatória.

De acordo com o Sebrae esta modalidade de pagamento é uma alternativa para as micro e pequenas empresas, pois ajuda em vários aspectos, como o controle de fluxo de caixa, porque o saldo total está registrado na conta da empresa no fim do dia.

A analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, Cristina Araújo, afirma que o Pix auxilia na tomada de melhores decisões para o negócio. Ela ainda incentiva que as empresas criem promoções e campanhas para estimular os clientes a pagarem por esta modalidade.

“No final do dia, o dono do estabelecimento tem condições de ver quanto tem na conta bancária. Como os recursos são transferidos em poucos segundos, o empreendedor consegue ter mais controle do cenário financeiro da empresa diariamente”, explica Cristina Araújo.

Assim, a analista afirma que é fundamental que as empresas pesquisem as melhores tarifas e condições do serviço oferecidos pelas instituições financeiras. Após escolher a instituição é só adequar o sistema para começar a receber pelo Pix.

Confira cinco benefícios do Pix para as MPE

1- Velocidade de disponibilização dos recursos na conta do recebedor: os recursos são creditados em até 10 segundos, em 99% das transações;

2- Custo baixo: fazer um Pix para pessoas físicas sempre é gratuito;

3- Disponibilidade: o Pix pode ser feito 24 horas por dia, em todos os dias do ano, incluindo sábados, domingos e feriados;

4- Multiplicidade de casos de uso: o Pix atende a todo e qualquer pagamento ou transferência feita hoje no Brasil, incluindo transferências entre pessoas, entre empresas, quitação de faturas e pagamentos ao governo;

5- Conveniência: o Pix pode ser usado com cadastramento de chave de número de aparelho celular, CPF ou leitura de um QR Code.

Viviane dos Santos Lucio

A história da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu começou a ser escrita em 1958, por iniciativa de um grupo de empresários locais. A ideia de criar a entidade com este perfil, foi do empresário Euro Albino de Souza e logo ganhou apoio dos empresários Acácio de Oliveira, Luiz Mesquita Fialho e Francisco Martini – homens à frente de seu tempo.