Inova Senai 5S apresenta inovações e melhorias para empresas participantes

Publicado em 06/10/2021

O curso Inova Senai 5S aconteceu em quatro dias: 27 e 28 de setembro, 04 e 05 de outubro. E contou com a parceria entre o Sebrae e a ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu).

O curso tinha o objetivo de desenvolver competências para que os profissionais da indústria pudessem analisar e solucionar problemas relativos a processos e qualidade. Para isso o palestrante apresentou a ferramenta 5S, para que se ganhasse em produtividade, qualidade e satisfação de clientes, por meio de normas de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente.

“Experiência incrível, a turma é muito diversificada, pudemos ter contato com diversas áreas, do comércio e da indústria. A metodologia do 5S hoje pode ser utilizada no nosso dia a dia e eles vão levar isso pra aplicar dentro de suas empresas. Então o curso rendeu muito conhecimento e experiência entre todas as áreas”, afirmou Leandro Barbosa, instrutor do curso.

Alguns dos temas abordados foram: desenvolvimento de programa educacional, tipos de desperdícios, gerenciamento visual, origem e finalidade, desenvolvimento de qualidade com 5S, planejamento de auditoria de 5S.

“O curso 5S do Sebrae em parceria com o Senai e a Associação mostrou novas técnicas, informações e procedimentos pra gente aplicar no dia a dia e agregar valor tanto na parte interna quanto na externa da obra. Vai nos ajudar a reduzir perdas de materiais, diminuir o tempo do procedimento e transmitir qualidade e confiabilidade ao cliente”, comentou Gabriel Fraleoni, Construmag Engenharia e Construções.

Viviane dos Santos Lucio

A história da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu começou a ser escrita em 1958, por iniciativa de um grupo de empresários locais. A ideia de criar a entidade com este perfil, foi do empresário Euro Albino de Souza e logo ganhou apoio dos empresários Acácio de Oliveira, Luiz Mesquita Fialho e Francisco Martini – homens à frente de seu tempo.