Empresas precisam liberar seus funcionários para que eles tomem a segunda dose da vacina contra covid-19

Publicado em 01/10/2021

A vacinação contra a covid-19 avança em Mogi Guaçu. A cidade, inclusive, já está aplicando a dose de reforço indicada para idosos e imunossuprimidos. O Vacinômetro da Prefeitura registra a marca de 191.023 pessoas vacinadas. Desse montante, o painel divulga que há 116.576 pessoas com a primeira dose, 3.964 com dose única e 70.089 pessoas com a segunda dose. Isso quer dizer que 74.053 pessoas já estão com o esquema vacinal completo e são consideradas imunizadas.

Porém, esse número já poderia ser bem maior, se a população voltasse aos locais de vacinação para tomar a segunda dose da vacina. Dentre essa população que não está totalmente imunizada, encontram-se muitos trabalhadores do comércio. A Associação tem essa informação pois está recebendo muitas mensagens dizendo que os empregadores estão dificultando a saída dos funcionários para tomar a segunda dose.

Em conversa com o secretário de Saúde, Gildo Martinho de Araújo, surgiu uma opção para sanar o impasse: “Entendemos que não seria necessário atestado, já que o comprovante de vacinação tem todos os dados pertinentes para justificar a ausência. Uma alternativa é o funcionário pedir uma declaração de comparecimento à Unidade de Saúde, constando data e horário de permanência no local para aplicação da vacina, este documento pode ser preenchido por qualquer funcionário da Unidade, não exclusivamente por um médico. Além disso, não precisa conter CID. Isto facilitaria tanto para a Unidade quanto para a empresa empregadora, além de respaldar o funcionário”, afirmou o secretário de Saúde.

Dentro deste cenário, a ACIMG decidiu esclarecer a importância de termos a população totalmente imunizada, pois uma só dose não garante a proteção necessária contra o novo coronavírus. Além de oferecer riscos para uma nova escalada de casos que causariam retrocessos para a economia.

“O setor empresarial duramente afetado deve se mobilizar no sentido de motivar que seus funcionários tomem a vacina. Essa união e esse respaldo do empresariado serão fundamentais para o completo esquema vacinal e uma mais rápida erradicação da doença e retorno da economia”, avaliou Adenilson Junior dos Reis, superintendente da Associação Comercial.

Importância do esquema vacinal completo para controlar a pandemia da covid-19

Segurança para a economia: o esquema vacinal só fica completo com a aplicação da segunda dose. Pessoas imunizadas tornam-se menos suscetíveis ao vírus, assim, a doença não passa por novo surto e consegue-se controlar a pandemia. Com a pandemia controlada, a economia melhora e a insegurança para a estabilidade dos negócios diminui, pois a população se sentirá mais confiante para voltar a consumir. Com o aumento do consumo os negócios se fortalecem, os trabalhadores ficam mais confiantes em seus empregos. Assim, a roda da economia volta a girar.

“Peço a todos os empregadores que nos apoiem nesta campanha de vacinação contra a covid-19. A vacinação é nossa única estratégia de combate cientificamente comprovada. Pois, somente com o maior número de pessoas vacinadas com o esquema completo, o mais rápido possível, conseguiremos evitar uma nova alta de casos positivos. Caso contrário, as consequências de uma nova onda atingiriam novamente os setores de saúde, educação e economia”, disse o secretário.

No último dia 21 o governo estadual registrou o menor número de internações por covid desde o início da pandemia, havia menos de 5 mil internados em enfermaria e UTI, com taxa de ocupação de 31,8%. No pico da pandemia, os números eram seis vezes maiores do que os registrados ontem. À época havia 18 mil internados em enfermarias e 13 mil internados em UTI e a taxa de ocupação era de 92%. O governo afirma que a queda é reflexo da alta porcentagem de vacinados no Estado, o trabalho de conscientização para a população tomar a segunda dose da vacina, aliadas às medidas de proteção, como máscara e álcool em gel.

No dia 29, mais de 63 milhões de doses das vacinas disponíveis foram aplicadas no Estado. Isso quer dizer que mais de 55% da população está com o esquema vacinal completo, são 24,7 milhões de segunda dose aplicadas no Estado. Em relação à primeira dose, a Secretaria de Saúde estadual registra 98% da população vacinada. A imunização com a segunda dose previne casos graves e óbitos causados pela doença.

Portanto, é primordial que toda a população guaçuana tome as duas doses da vacina, só assim vidas serão protegidas e a economia municipal conseguirá continuar se recuperando, pois o risco de fechamento das empresas, devido ao aumento de casos, será menor.

Viviane dos Santos Lucio

A história da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu começou a ser escrita em 1958, por iniciativa de um grupo de empresários locais. A ideia de criar a entidade com este perfil, foi do empresário Euro Albino de Souza e logo ganhou apoio dos empresários Acácio de Oliveira, Luiz Mesquita Fialho e Francisco Martini – homens à frente de seu tempo.