Certificado Digital sem burocracia você encontra na ACIMG
Publicado em 20/03/2018
Tempo de Leitura • 3 min
O que é um Certificado Digital, para que ele serve, quem precisa dele? Fique por dentro deste assunto baixando o e-book que a ACIMG preparou para você
Certificado Digital, ferramenta fundamental para transações empresariais e pessoais. Documento eletrônico que facilita, certifica e assegura movimentações que já não precisam ser feitas por meios físicos e ainda possui a mesma validade jurídica de um documento autenticado em cartório.
A nova Certificadora responsável pela certificação digital da ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu) é a Certisign, empresa líder do segmento na América Latina.
A certificadora mudou, porém, você associado, continua com as vantagens de descontos especiais para adquirir e renovar seu certificado com a segurança, competência e bom atendimento da Associação Comercial.
Além dessa novidade, agora a Associação também auxilia a compra do certificado. Durante atendimento os agentes da certificação digital e as consultoras do departamento Comercial identificam qual o modelo ideal de certificado, auxiliam o preenchimento do cadastro, a compra, como realizar o pagamento e o agendamento para validar o certificado. Essa validação muitas vezes acontece no mesmo dia, depende da variação de horário nas agendas dos atendentes da certificação.
Então me diz se não vale a pena adquirir seu certificado na Associação Comercial? É ou não uma vantagem e tanto ser associado ACIMG e contar com todas estas facilidades?
Veja abaixo algumas perguntas fundamentais sobre o Certificado Digital:
O que é Certificado Digital?
O Certificado Digital é um documento eletrônico de identificação, que permite realizar diversos serviços e assinar documentos com validade jurídica, proporcionando agilidade e segurança nas transações eletrônicas.
Quem precisa utilizar o Certificado Digital?
Na verdade, especialistas em transações eletrônicas recomendam que todos os que querem fazer transações on-line com segurança, devem possuir um Certificado Digital. Portanto, os profissionais indicam tanto o e-CNPJ - para empresas, quanto e-CPF- para pessoas físicas.
Toda empresa que se encaixa nas categorias Lucro Real e Lucro Presumido, empresas cadastradas no Simples Nacional, com até três funcionários, e as empresas registradas como MEI (Microempreendedor Individual) que emitem nota fiscal eletrônica, precisam de um Certificado Digital, de acordo com as legislações estadual e municipal. Este documento é fundamental para todas as operações, desde as básicas, como emissão de nota fiscal eletrônica a declarações que tem que ser feitas à Receita Federal.
Quais são os modelos e sua validade?
Os modelos mais comuns são o A1 e o A3. O modelo A1 é um software que é emitido e instalado no computador e tem 1 ano de validade. Já o A3 é disponibilizado em mídia que pode ser armazenado em cartão ou token. O cartão- smart card precisa de uma leitora para as operações e o token é um dispositivo USB, que funciona ao ser conectado ao computador ou notebook.
Em que situações posso usar o certificado?
Você pode utilizar seu certificado em transações jurídicas, Receita Federal, Caixa Econômica Federal (conectividade social entre outros), assinaturas em diversos órgãos que tenham a exigência por meio digital, envio de documentos pela Internet, assinaturas de notas fiscais eletrônicas e conhecimento de transporte eletrônico.
O que acontece se minha empresa for obrigada e não usar o Certificado Digital?
A empresa obrigada que não usar o certificado não conseguirá emitir declarações das obrigações acessórias, como guia de recolhimento de impostos. Além disso, não poderá pagar tributos exigidos por lei. Isso tudo acompanhado de multa sobre o tributo não declarado. Para evitar esse tipo de dor de cabeça, adquira seu certificado.
Se você pensa que o certificado serve só para isso, você está enganado. Acesse o e-book (download) que a ACIMG preparou para você e saiba muito mais sobre essa ferramenta fundamental para o funcionamento de sua empresa.
Sobre o autor
Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.