Associação Comercial realiza mudanças em seu Estatuto Social
Publicado em 16/05/2018
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A ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu) vai modernizar o Estatuto Social que é sua Carta Magna, ou seja, um conjunto de leis que rege a instituição. As mudanças afetarão seu quadro diretor, o tempo de mandato de cada gestão, e a maneira como a equipe vai trabalhar durante seu mandato. Estas medidas são vistas como melhorias pela direção, pois tem como objetivo oferecer conhecimento sobre como a instituição funciona, além de dinamismo e inovação para beneficiar a entidade.
“Partimos do princípio de melhorar cada vez mais a gestão da ACIMG, e parte fundamental desta ideia é dinamizar a entidade, realizando novas eleições a cada dois anos para vice-presidente. Manter os projetos é peça fundamental para esta mudança, pois quem assumir a presidência, mesmo sendo de chapa oposta, estará em sintonia com o que a diretoria decide para o bem da Associação”, comenta a presidente Sonia Zanuto.
Mudanças no Estatuto Social
A votação de emendas no Estatuto Social compreende melhorias para que a gestão da instituição seja cada vez melhor. Para isso, a ACIMG propõe entre outras colocações, a diminuição da quantidade de membros, de 25 para 15. Estes membros serão divididos em dois grupos distintos: Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo, os dois grupos receberão novos membros para cargo de diretor executivo adjunto e conselheiro deliberativo suplente, nas eleições que acontecerão a cada 2 anos, quando os membros serão escolhidos pelos associados, em votação presencial ou eletrônica.
Outra mudança muito significativa é que não haverá eleição direta para eleger um novo presidente. O cargo que receberá um novo líder é a vice-presidência, isso fará com que ele tenha tempo para entender os trâmites da Associação e passe por um ‘estágio’, assim, irá se interagir com a rotina da presidência e, após dois anos, quando assumir a direção, já terá absorvido a política de renovação e preservação de projetos, que é uma grande preocupação da instituição.
“Nos dois anos de gestão como vice-presidente, o eleito fará uma cogestão com o presidente, ele poderá aprender e quando assumir a direção, já estará familiarizado com a rotina e manterá os projetos da Associação, comenta o vice-presidente da ACIMG, José Rubens de Carvalho.
Já em relação à presidência da Diretoria Executiva, quando o presidente deixar o posto, ele se torna o presidente do Conselho Deliberativo e assim, a experiência estará presente em todos os postos de liderança na Associação.
Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo
Este é o novo quadro diretor da Associação Comercial: Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo, qualquer associado que preencha os requisitos previstos no Estatuto, poderá se candidatar tanto a cargos de diretor executivo adjunto quanto a cargos de conselheiro deliberativo suplente.
Na Diretoria Executiva haverá três diretores titulares e três adjuntos: diretor presidente, diretor financeiro e diretor secretário. No Conselho Deliberativo haverá quatro conselheiros titulares e quatro conselheiros suplentes. Além do presidente do Conselho Deliberativo.
Nas eleições de novembro deste ano, a renovação será completa, a antiga diretoria dará lugar para o novo quadro de membros.
“A diminuição do número de membros facilita e integra a gestão da Associação. O novo formato permite que todos os diretores estejam internamente ligados à gestão da entidade”, comenta a presidente.
Reeleição
Neste novo formato não haverá possibilidades de reeleição, pois o sistema será cíclico e renovado a cada 2 anos, e não mais a cada 3 anos, como acontece atualmente. Neste novo formato, o vice-presidente assumirá a presidência da Diretoria Executiva. O ex-presidente da Diretoria Executiva assumirá a presidência do Conselho Deliberativo. Para o conselheiro ou diretor que desejar concorrer novamente, é só se candidatar para os cargos de diretor executivo adjunto ou conselheiro deliberativo suplente.
Somente este ano a atual presidente poderá concorrer à reeleição, pois será o último ciclo do estatuto vigente que deixará de ser ativo, a partir de janeiro de 2019. Em relação à diretoria, a mudança acontecerá já neste ano, quando o grupo diminuirá de 25 para 15 membros.
Assembleia geral para votação de mudanças no Estatuto Social
Para alterar o Estatuto Social, uma Assembleia Geral será convocada e exigirá quórum da primeira convocação de 1/5 (um quinto) dos associados. A segunda convocação acontecerá uma hora depois, caso a primeira não tenha atingido o número mínimo de participantes e será realizada com o número de associados que estiverem presentes. Será necessário que 2/3 (dois terços) dos associados presentes aprovem as alterações propostas para o Estatuto Social da instituição.
Opine! Acesse o link e veja como era o Estatuto e as alterações que ele vai receber. A consulta pública ficará no ar durante 30 dias. Após este período a Associação irá marcar a Assembleia Geral para a votação do Estatuto modificado.
Sobre o autor
Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.