Você já sabe como lidar com clientes inadimplentes? Entenda os benefícios da negativação

Publicado em 10/03/2023

Tempo de Leitura • 2 min

Para uma empresa, a cobrança de dívidas e retomada de crédito são processos extremamente importantes. Possíveis problemas de inadimplência, inclusive, devem ter até soluções premeditadas, para que diante de uma realidade em que esse problema se torne real, a empresa saiba quais recursos adotar.

Dessa forma, o risco que as dívidas proporcionam à sobrevivência do negócio são minimizados, reduzindo o impacto causado.

Há duas principais formas de recuperar as dívidas dos clientes inadimplentes: o protesto e a negativação. Você sabe identificar qual é a melhor opção para o seu negócio?

 

Continue lendo e saiba já!

 

O que é protesto?

De forma resumida, protestar alguém é oficializar o estado de inadimplência do consumidor junto a um cartório. Entretanto, essa possibilidade é mais trabalhosa. O protesto também causa menos impacto no devedor, já que não mostra de qual empresa é a dívida.

 

O que é negativação?

A negativação é o registro de pendências e dívidas nos órgãos de proteção ao crédito.

Repleta de benefícios, o principal deles é que, quando se opta pela negativação, os dados sobre a dívida do consumidor são utilizados em todas as análises a nível nacional, como bancos, financeiras e comércios, permanecendo nas bases por até cinco anos.

Além disso, a negativação mostra de qual empresa a dívida foi originada, sendo feita de forma ágil e sem burocracia, totalmente online. Assim que é realizada, o cliente inadimplente é notificado automaticamente (por SMS, e-mail ou carta), fazendo com que ele procure, o mais rápido possível, formas de pagar suas dívidas e solucionar os problemas.

 

Para negativar um cliente devedor, é preciso protestar?

Não. Mesmo sem ter protestado uma dívida que não foi paga, uma empresa pode negativar os clientes inadimplentes. Dessa maneira, a negativação dificulta a liberação de crédito e de novos financiamentos.

 

Você viu como a negativação é a solução ideal para a sua empresa? Continue acompanhando o nosso blog e saiba mais como proteger o seu negócio. 💚

Sobre o autor

Ana Laura Matias Gomes

Ana Laura Matias Gomes é a social media e redatora de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Se formando em Publicidade e Propaganda neste ano, seu principal objetivo é adquirir mais e mais conhecimentos para aplicá-los aos associados.