<strong>Vícios Vitalícios é a nova exposição do Espaço Cultural</strong>
Publicado em 01/02/2022
Tempo de Leitura • 2 min
Vícios Vitalícios, mostra do artista e professor, Erik Machado, é a nova exposição da ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu) disponível durante o mês de fevereiro.
Nesta exposição a técnica utilizada é sobreposição e camada. Os materiais básicos utilizados são tinta acrílica, massa acrílica e gesso e tintas coloridas.
A mostra reúne obras de 2019 e de 2020. Para produzir os quadros, o artista se inspirou nas injustiças sociais sofridas pela população pobre, em especial a pobre e negra que enfrenta as intempéries e encontra-se vulnerável, e que ainda assim, precisa sobreviver. O olhar também se estende para a gordofobia, a população trans, o suicídio e os diferentes aspectos da tecnologia.
O trabalho do artista nunca é terminado, se ele olha para um elemento presente na tela e não gosta mais dele, ou o acha inoportuno, ele simplesmente o retira da tela e ser for necessário criar novos. Para ele seus quadros nunca estão prontos, sua arte está em constante movimento.
A arte tem que incomodar, emocionar, nos fazer pensar. Durante o processo de criação, primeira coisa que desenho é o sujeito do tema, que ganha um gênero, depois escrevo palavras soltas e frases que se misturam e dão o tom da obra. Além de muitos pintores, Machado se inspira em diversos músicos e poetas, dentre eles, Chico Buarque e Belchior.
O alto relevo proporciona uma experiência sensorial para todo o público, em especial os deficientes visuais. As crianças também têm uma experiência marcante. O artista reforça querer que seus trabalhos incomodem e que sejam acessíveis a todos, pois a arte tem essa função.
“Os quadros se desenvolvem de diferentes formas, tem uns que ficam prontos muito rápido, em um dia, por exemplo. Outros levam tempo, ficam em maturação, essa exposição tem um quadro que demorou um ano e meio pra ficar pronto. Então tem vários fatores, inspiração, disposição, paciência, tempo hábil. Sem esses fatores pode ficar xoxo aí eu olho não gosto e faço de novo”, comenta o artista.
Serviço:
O quê: Exposição Vícios Vitalícios
Local: Espaço Cultural da Associação Comercial
Data: até dia 28 de fevereiro
Horário: de segunda-feira a quinta-feira das 09h às 17h30 e sexta-feira das 09h às 16h30
Sobre o autor
Viviane dos Santos Lucio
A história da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu começou a ser escrita em 1958, por iniciativa de um grupo de empresários locais. A ideia de criar a entidade com este perfil, foi do empresário Euro Albino de Souza e logo ganhou apoio dos empresários Acácio de Oliveira, Luiz Mesquita Fialho e Francisco Martini – homens à frente de seu tempo.