Região volta para a fase amarela do Plano São Paulo
Publicado em 04/09/2020
Tempo de Leitura • 3 min
Após duas semanas do retorno à fase laranja, a DRS 14 consegue bons índices e retorna à fase amarela
A DRS (Departamento Regional de Saúde) 14, região de São João da Boa Vista, da qual Mogi Guaçu faz parte, volta à fase amarela após duas semanas que tinha retornado à fase laranja. A informação foi divulgada hoje (04) durante coletiva de imprensa do governo estadual.
De acordo com o governo, o número de casos de covid-19 está em queda há 4 semanas consecutivas, esta é a 36ª semana de pandemia, o Estado está com 95% da população paulista na fase amarela. Hoje contabilizou-se 7.311 novos casos, o equivalente ao número diário que se registrava aproximadamente na 26ª semana de pandemia.
A região da DRS 14 voltou para fase laranja, porém, a Prefeitura de Mogi Guaçu continuou na fase amarela, esta resolução foi tomada baseada em dados, visto que os índices municipais eram referentes aos da fase amarela, como 31,2% de ocupação de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
“A ACIMG agradece a Prefeitura pelo empenho em manter a cidade na fase amarela, esta ação foi de suma importância. Pois cuidou-se tanto da economia quanto da saúde, que continuou fazendo seu trabalho para controle sanitário, responsável pela manutenção da situação da Covid-19, na cidade”, comentou Adenilson Junior dos Reis, superintendente da Associação Comercial.
A Associação lembra que não é momento para relaxamento no uso de máscaras e das medidas sanitárias, o momento é primordial para continuar erradicando a doença da cidade. Portanto, muita atenção neste feriado de 07 de Setembro.
Fase amarela
A fase amarela é classificada como a etapa da flexibilização. Isso quer dizer que todas as atividades econômicas podem funcionar, inclusive salões de beleza, academias, bares e restaurantes, com horários e capacidade restritos.
As atividades econômicas listadas a seguir podem funcionar por 08 horas e com 40% de sua capacidade. No caso de praças de alimentação, dos restaurantes e afins, pode-se consumir no local, respeitando o limite de 40% da capacidade e medidas sanitárias.
Horário de funcionamento
Comércio de rua, imobiliária, concessionária de veículo, escritórios e Boulevard
Segunda a sexta-feira: 10h às 18h
Sábado: 08h às 14h
Shoppings
Segunda-feira a sábado: 13h às 21h
Domingo: 12h às 20h
*Consumo permitido no local
Bares e restaurantes
Segunda-feira a domingo:
1ª opção: 11h às 19h;
2ª opção: 10h às 14h e das 18h às 22h;
3ª opção: 14h às 22h.
*Consumo permitido no local
Padarias
Segunda-feira a domingo: 07h às 13h
*Consumo permitido no local
Salão de beleza, barbearia e estética
Segunda-feira a sexta-feira: 09h às 17h;
Sábado: 08h às 14h
Escolas de dança, música, informática e idiomas
Segunda à sexta-feira: 07h às 11h e das 17h às 21h
Sábado: 07h às 13h
Academia
Segunda a sexta-feira: 06h às 10h e das 17h às 21h
Sábado: 07h às 13h
Segmento de academias têm regras específicas
As academias podem funcionar com 30% da capacidade, precisa ter um cliente a cada 4m² para as seguintes situações: área de treino, aula individual, piscina e vestiário). As aulas e atividades em grupo estão proibidas. Os alunos precisam agendar previamente um horário para uso do espaço.
Segmento de vestuário também terá que seguir regra específica
Os clientes das lojas de roupas, calçados e acessórios não poderão experimentar os produtos para adquiri-los. Este é um item do decreto municipal.
Sobre o autor
Viviane dos Santos Lucio
A história da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu começou a ser escrita em 1958, por iniciativa de um grupo de empresários locais. A ideia de criar a entidade com este perfil, foi do empresário Euro Albino de Souza e logo ganhou apoio dos empresários Acácio de Oliveira, Luiz Mesquita Fialho e Francisco Martini – homens à frente de seu tempo.