Recordar é a nova mostra do Espaço Cultural da ACIMG
Publicado em 17/11/2021
Tempo de Leitura • 2 min
A Exposição Recordar é a junção de quatro mostras: Jeito de Ver, Sobreviver, Percorrer e Simplesmente, que começou em 2010 e seguiu nos anos subsequentes. As artistas responsáveis pela mostra são: Eli Cóvulo, Nilse Santamarina e Valéria Darcádia. A realização foi feita em parceria com as secretarias de Educação e da Cultura, por meio da EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística). A exposição fica disponível no saguão da ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu) até o dia 31 de dezembro.
Na exposição Jeito de Ver, os olhos de animais é que dão o tom à mostra, o destaque ao olhar nos faz refletir sobre diferentes formas de ver o mundo. As texturas que destacam os olhares são resultado de tecidos, cascas de árvores e tintas.
Sobreviver, a exposição é marcada por mais de 600 corações confeccionados em diversos materiais por alunos de escolas municipais e jovens de instituições assistenciais. A outra parte da exposição é marcada por quadros que representam os familiares das artistas, além de uma exposição fotográfica, feita pela fotógrafa Marcela Franco de Paula. Os quadros são pintados com açafrão, café, também é utilizado pó de serragem.
Percorrer focou nos quatro elementos da natureza para refletir o essencial da vida no planeta e a preservação da natureza. Os materiais usados foram: aguadas de nanquim em madeira.
Simplesmente retrata as pessoas em preto e branco que precisam caber em papéis impostos pela sociedade, pessoas também são refletidas em desenhos coloridos, que simbolizam a quebra de padrões.
“Muitos anos juntas, muitos sentimentos, emoções, mudanças que acabaram se expressando através da tinta, do pincel, da harmonia das cores. Recordar! Somos terra! Simples assim”, comenta Nilse Santamarina.
Serviço:
O quê: Exposição Recordar
Local: Espaço Cultural da Associação Comercial
Data: até dia 31 de dezembro
Horário: de segunda-feira a quinta-feira das 09h às 17h30 e sexta-feira das 09h às 16h30
Sobre o autor
Viviane dos Santos Lucio
A história da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu começou a ser escrita em 1958, por iniciativa de um grupo de empresários locais. A ideia de criar a entidade com este perfil, foi do empresário Euro Albino de Souza e logo ganhou apoio dos empresários Acácio de Oliveira, Luiz Mesquita Fialho e Francisco Martini – homens à frente de seu tempo.