Participantes do curso Varejo de Moda já colhem frutos
Publicado em 19/09/2017
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O curso Varejo de Moda, parceria entre Sebrae - SP e ACIMG encerra hoje o módulo Vitrinismo do curso Varejo de Moda que vai até novembro. O objetivo do curso é aumentar o faturamento das lojas, reduzindo custos e buscando produtividade no varejo.
O objetivo do projeto é auxiliar empresas do segmento de moda como vestuário, calçados e óticas no aperfeiçoamento da gestão, por meio de cursos, consultorias e visitas de acompanhamento. Bem como auxiliar os participantes a identificar novas oportunidades em termos de produtos e serviços, para melhorar a experiência do cliente, criar campanhas de venda e implantar melhorias na atividade empreendedora.
De acordo com a consultora do Sebrae e mentora no curso, Luciani Matielo, muitas foram as descobertas dos participantes em relação a seus negócios, muitos empresários aprenderam mais sobre como manter a saúde financeira de suas empresas e estão implementando ferramentas para tomada de decisões. Outras ampliaram os efeitos de suas promoções ou até mesmo melhoraram a gestão de equipes e empresas, que estão conseguindo alavancar suas vendas no ambiente econômico atual.
“Agora o projeto iniciou ações de inovação e expansão de mercado. O grupo está participando de cursos de vitrinismo, oficinas direcionadas para inovar práticas empresariais, evento de acesso a crédito e uma sessão de negócios, além de outras atividades para impulsionar vendas nas principais datas comemorativas”.
Melhorias proporcionadas pelo programa
Dos 20 empresários presentes no curso, um abriu uma nova loja, utilizando dicas do programa na decoração da nova unidade. Outros empresários passaram a usar novos canais na internet para tornar a empresa mais conhecida e alavancar vendas.
A lojista Daniela Cristina Martins teve a iniciativa de abrir uma nova unidade neste cenário de crise, ela cita que apesar da situação econômica atual, possui público cativo a seus produtos, seu atendimento e ao tempo em que está no mercado.
“Esse curso proporcionou a mim e à minha equipe otimizar a organização do espaço, melhor gerenciamento da equipe e promover ações de marketing, que agora estão sendo aplicados às duas lojas.
Uma outra orientação do curso é utilizar o Calendário Promocional não só para datas comemorativas, como também para que cada lojista crie seu calendário promocional com eventos próprios. “Os empresários, durante nosso aprendizado, têm sido estimulados a criar estratégias pensando no ciclo de seus produtos com ferramentas que viabilizam um controle financeiro efetivo e conhecimento de mercado para tornarem-se mais competitivos”, comenta Luciani.
O módulo Aperfeiçoamento de Gestão de Pessoas foca o melhoramento da equipe para melhor atender o consumidor e tornar o convívio da equipe mais harmonioso e produtivo.
Outros pontos importantes são o mapeamento de processos operacionais e o ciclo de vida do produto, que tem a função de identificar pontos fracos a serem melhorados.
Sobre o projeto Varejo de Moda
O projeto, que tem 1 ano de duração, iniciou suas atividades em fevereiro, atualmente são 20 lojas participantes. O curso possui diversas etapas: desenvolvimento de planejamento estratégico, gestão financeira, implementação do plano de marketing, aperfeiçoamento de gestão de pessoas e ações de acesso à mercado e inovação ou melhoria que possa ser oferecida para os clientes.
Até o momento, o curso foi direcionado para planejamento com ênfase em estratégia e acompanhamento da equipe do Sebrae voltados para otimização de custos e ações de inovação, para que a empresa tenha um diferencial em relação às outras. Além de orientações para otimizar o relacionamento com clientes, o curso aborda tendências e oportunidades para o segmento.
“O consumidor sempre foi exigente, agora ele está mais informado e com mais opções de escolha. Esse cliente não só consome um produto, ele se relaciona com a empresa, então tem que rever a forma de atender e o que oferecer para fidelizar esse cliente”, comenta Luciani.
Sobre o autor
Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.