O que sua empresa pode aprender com as líderes mundiais de inovação

Publicado em 07/12/2015

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Ficar para trás e perder o impulso da inovação é o grande temor dos executivos das maiores companhias do mundo. É o que revela o mais recente levantamento The Most Innovative Companies 2015, conduzido pela consultoriua Boston Consulting Group (BCG). De acordo com a pesquisa mundial, 79% dos entrevistados apontaram a inovação como a maior ou uma das três maiores prioridades da empresa. O número atingiu o maior percentual desde que a pergunta passou a ser formulada, em 2005. Na lista das mais inovadoras estão gigantes da tecnologia, como Apple (1º) e Yahoo (16º), do setor automobilístico, como Toyota (6º) e Renault (33º) e financeiras, como Fidelity Investiments (34º) e JP Morgan Chase (43º). A pesquisa consultou 1 500 executivos de 50 empresas de diversos setores. Conheça outras constatações do estudo e saiba como atuam grandes companhias inovadoras. ÊNFASE EM VELOCIDADE Agilidade em processos permite que as empresas captem as demandas dos clientes assim que surgem, deixa os concorrentes para trás e reduz custos. Uma empresa que vive da velocidade é a Zara, que transforma tendências de moda em produtos em no máximo quatro semanas. Design, compras, produção e entrega são responsabilidades de equipes que trabalham próximas aos gerentes de loja. As equipes são avaliadas com base em métricas comuns que estão relacionadas ao prazo de desenvolvimento e venda dos produtos. "Este negócio se resume a redução tempo de resposta. Na moda, o estoque é como comida – pode estragar rapidamente", disse José Maria Castellano, CEO da Inditex, controladora da Zara. Uma vantagem de manter processos ágeis é que produtos oriundos de tendências podem conquistar maior participação de mercado devido a menor concorrência inicial. E como aumentar a velocidade? Primeiro é necessário simplificar os processos. Não se recomenda perder tempo com protótipos. A ideia é lançar o produto, mesmo com imperfeições, e usar os feedbacks dos consumidores para aperfeiçoa-lo. Também é necessário ter pessoas dedicar a captar tendências e transforma-las em inovação. É melhor manter 10 pessoas com dedicação exclusiva do que 100 pessoas que usam apenas 10% do seu tempo à inovação. Empresa com equipes dedicadas exclusivamente reduzem o tempo de desenvolvimento de produtos e serviços em quatro vezes. PROCESSOS EFICIENTES E ENXUTOS Antes de tudo, inovação é uma função criativa. Muitas vezes, o gerenciamento excessivo de processo pode atrapalhar a criatividade. Mentes criativas clamam por liberdade e qualquer tipo de processo de gestão rígido pode afastar os criativos do negócio – ou fazer com que eles fiquem na empresa, mas não usem toda a sua capacidade. Outras pesquisas conduzidas pela BCG apontam que empresas que mantêm processos enxutos têm vantagem competitiva e desenvolvem produtos de maior qualidade em até seis meses antes que seus concorrentes. Essas empresas também reduzem os custos de produção em 35% e aumento a produtividade em até 20%. Ao desenvolver processos enxutos, as empresas consideram os seguintes fatores: • Planejamento, programação e aprovação, que evitam tomadas de decisões inadequadas ou tardias. • Padronização e automação para minimizar variações de qualidade e maximizar a eficiência. • Clareza de responsabilidade para assegurar a coordenação das funções-chave e garantir trocas e reutilizações de informações. • Terceirização e distribuição geográfica de trabalho para reduzir custos e permitir que a empresa foque em suas atividades principais. • Métricas, monitoramento e feedback para manter a transparência nos custos e outros indicadores e evitar gargalos na mensuração da satisfação do cliente. PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS Os principais benefícios da tecnologia nas empresas são a redução de custos e cronogramas, aprimoramento de processos e, a mais significativa, criação de novos produtos e serviços. A GE, por exemplo, usou a impressoras 3D para reduzir o custo de fabricação de transdutores, os componentes mais caros empregados em equipamentos de ultrassom. Agora, a empresa está explorando usar impressão 3D em outros negócios, incluindo a fabricação de motores a jato. Empresas que querem buscar inovação tecnológica devem seguir algumas práticas: • Alocar orçamento e recursos para inovação tecnológica. Estabelecer uma equipe multifuncional num laboratório de inovação pode ser um bom começo. • Propor incentivos aos funcionários que desenvolvem inovação. A empresa pode organizar concursos e oferecer recompensas e reconhecimentos. • Fomentar experimentações e aprendizados. Incentivar a tomada de riscos por meio de relatórios que avaliam o sucesso e o fracasso de projetos – o que pode ser aprendidos com eles. A empresa tem que comunicar de forma explícita que está disposta a correr riscos e falhar em busca da inovação. • Incentivar a colaboração entre TI e unidades de negócios. Em empresas inovadoras, os técnicos de TI trabalham integrados a outros departamentos e em equipes de inovação. Diário do Comércio

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.