MP da Liberdade Econômica é aprovada pelo Senado
Publicado em 22/08/2019
Tempo de Leitura • 2 min
Agora o próximo passo é a MP seguir para a sanção presidencial e tornar-se lei
Senado aprovou ontem (21) a MP (Medida Provisória) da Liberdade Econômica, após retirar alguns pontos do projeto enviado pela Câmara dos Deputados. A MP tem a função de facilitar abertura de empresas, desburocratizar o ambiente empresarial e limitar o poder de regulação do Estado.
Os pontos que foram rejeitados pelo Senado referem-se à permissão de que contrato para trabalhador que recebe mais que 30 salários-mínimos mensais fosse regida pelo direito civil e não pelo trabalhista e ao trabalho aos domingos e feriados. A Casa concordou que este último ponto é ‘um jabuti’, nomenclatura dada para assuntos que são estranhos ao tema que está sendo discutido pela Medida Provisória.
O governo espera que a medida estimule a criação de 3,7 milhões de empregos em 10 anos. E justifica os números pela facilidade de abertura, fechamento de empresas, dispensa de alvarás para empresas de baixo risco, facilitando e agilizando os negócios no País, além da diminuição de custos para os empresários. A MP 881/2019 segue agora para sanção presidencial para tornar-se lei.
Os principais pontos da MP
Autorização para as agências bancárias funcionarem aos sábados;
Substituição do programa E-Social por outro simplificado;
Isenção de alvarás para negócios de baixo risco como bares e borracharias;
Extinção do Fundo Soberano (poupança pública que tem a função de amenizar efeitos de crises);
Empresas poderão testar e oferecer, gratuitamente ou não
De forma gratuita ou não, empresas poderão testar e oferecer produtos e serviços, a grupos restritos;
Carteira de Trabalho será digital e será acessada por meio do número do CPF do trabalhador.
O registro de ponto será exigido somente para empresas com mais de 20 funcionários, atualmente a regra vale para estabelecimentos com mais de 10 trabalhadores.
Revogação de 25 dispositivos da CLT, dentre eles, um que exigia inspeção prévia de segurança e medicina do trabalho para o início de atividades.
****Com informações dos veículos Folha de São Paulo e EBC (Empresa Brasil de Comunicação)
Foto: Creative Commons
Sobre o autor
Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.