Montrel, empresa associada da ACIMG, ganha prêmio nacional de inovação
Publicado em 25/07/2017
Tempo de Leitura • 3 min
Montrel, empresa guaçuana que atua no segmento de desenvolvimento e fabricação de equipamentos eletrônicos, ganhou no dia 26 de junho, o 1º lugar, na categoria Inovação em Produtos para Micro e Pequena Empresa ALI (Agente Local de Inovação) e foi finalista na categoria, Gestão em Inovação, no Prêmio Nacional de Inovação – edição 2016/2017.
Empresa com 31 anos de experiência no mercado, que tem como sócios José Carlos Valério e José Brito de Andrade, alcançou o prêmio por meio do ADR MULTI4000, equipamento portátil, que realiza testes no medidor de energia elétrica e é a evolução do ADR MULTI2000.
“Por meio do ADR M2000, antecessor do vencedor do prêmio e único no mercado nacional, fortalecemos nossa engenharia e nos preparamos para as oportunidades. Hoje temos um departamento de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), onde desenvolvemos nossos produtos”, comenta Eliana Zancopé, diretora da empresa que atribui o prêmio a este aprimoramento que não se resume à melhoria técnica, como também aos recursos humanos.
A diretora conta que uma agente do ALI (Agente Local de Inovação) convidou a Montrel para participar do prêmio de inovação. Assim a equipe começou a se informar sobre o prêmio e decidiu se inscrever.
“A gente viu que era tudo complicado, eram quase 4 mil empresas. Fomos passando por fases eliminatórias, até que recebemos a informação dos organizadores de que estávamos entre as 5 finalistas do estado de São Paulo. Foi uma emoção indescritível, já que o grande vencedor seria conhecido e premiado ao vivo, foi como a entrega do Oscar”, comenta.
Com o objetivo de incentivar e reconhecer esforços de inovação e gestão das empresas que atuam no Brasil, o Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa da MEI (Mobilização Empresarial de Inovação), realizado em parceria pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). E divide-se em quatro categorias de gestão: Inovação Organizacional, Inovação em Produto, Inovação em Processo, e Inovação em Marketing; nas modalidades: Grande, Média, Micro e Pequena e Micro e Pequena Empresa ALI.
O produto
Atendendo necessidades das concessionárias de energia elétrica, a Montrel começou a desenvolver, em 2009, sob demanda de um de seus clientes, um aparelho cujo o objetivo seria realizar testes de medidor de energia elétrica, de maneira rápida e com custo acessível. Dessa forma, criou-se o aparelho ADR MULTI2000, antecessor do ganhador do prêmio.
“Nos perguntamos: o que existe no mercado? São equipamentos importados com alto custo e logística de assistência técnica complicada, por ser externa. A partir daí decidimos desenvolver um equipamento com mais funcionalidades e com custo mais acessível”, comenta Valério.
Uma das diferenças entre os dois aparelhos é que para usar o ADR M2000, é necessário desligar a energia elétrica do consumidor, já com o ADR MULTI4000 o teste do medidor pode ser executado sem a necessidade de se desligar toda a energia elétrica.
“Acabou sendo uma evolução técnica natural, uma tendência, pois todo mundo queria o simples, mas também queria o mais complexo e assim criamos o ADR MULTI4000”, comenta Paulo Canavezi, gerente de engenharia e um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos aparelhos.
Para oferecer facilidades para o usuário a equipe decidiu fazer um equipamento que tivesse o painel de leitura e configurações em um aplicativo que pudesse ser utilizado em tablet ou smartphone. Além da mobilidade o medidor ainda oferece segurança, pois o medidor pode ser manipulado à distância considerável para a segurança do trabalhador que executa a função.
“Acabamos sendo pioneiros em segurança, usabilidade, conforto, opções de comunicação e registro de dados e encontramos um campo fértil e inexplorado”, comenta o engenheiro.
Porém, a equipe não parou por aí e já estuda outros modelos a serem lançados no mercado.
**Crédito das imagens: Flickr
Sobre o autor
Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.