Mogi Guaçu ainda não registra casos de coronavírus então saiba como se prevenir
Publicado em 17/03/2020
Tempo de Leitura • 3 min
O coronavírus também chamado de Sars-Cov-2 ou Covid-19 é um tipo de vírus que é transmitido de animais para humanos. O contágio pode dar-se de diversas formas, por exemplo contato com os animais que são os hospedeiros ou por mutação do vírus, que por sua vez, contamina os humanos.
O nome corona é porque sua forma biológica é a de uma coroa, que em latim significa corona. De tempos em tempos acontecem contaminações de humanos por vírus de animais.
Porém, ainda não se sabe qual é a espécie animal hospedeira do Covid-19 - o novo coronavírus. Por enquanto sabe-se que ele originou-se na China. O sistema médico diagnosticou uma pneumonia atípica causada por um vírus desconhecido. Após esta descoberta, o País comunicou o acontecimento à OMS (Organização Mundial da Saúde), em dezembro de 2019. Depois disso, o vírus espalhou-se rapidamente pelo mundo, tornando-se uma pandemia.
Mogi Guaçu, felizmente, ainda não tem confirmação de casos, somente suspeita. A Prefeitura Municipal criou o Centro de Operações de Emergência em saúde pública para doença pelo coronavírus, para coordenar ações pertinentes aos passos que serão dados para a contingência da doença no município.
Por isso é importante praticar cuidados paliativos para retardar a vinda e proliferação do Covid -19 na cidade.
Grupo de risco
Pessoas acima de 70 anos;
Portadores de doenças crônicas;
Portadores de pressão alta descontrolada;
Portadores de diabetes descompensada;
Pessoas com insuficiência cardíaca renal;
Portadores de doenças que comprometem o sistema imunológico;
Fumantes.
Sintomas
Os sintomas são semelhantes ao de gripe comum. No entanto, ao perceber sintomas de febre, tosse e falta de ar, combinados, é necessário procurar atendimento médico. Em casos graves, os portadores da doença podem desenvolver pneumonia, insuficiência renal.
Contaminação
Gotículas de saliva por meio de espirro e tosse, além de superfícies contaminadas e proximidade com pessoas doentes.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito por meio de um teste de laboratório chamado PCR, que identifica o vírus baseado em sua impressão digital genética.
Tratamento
Ainda não existe tratamento ou vacina para o Covid-19.
Como se prevenir
Cobrir boca e nariz ou utilizar o cotovelo flexionado ao tossir ou espirrar;
Evitar contato com pessoas doentes;
Utilizar máscara cirúrgica para evitar contágio;
Lavar as mãos regularmente e da forma correta;
Utilizar álcool em gel;
Evitar contato com animais silvestres;
Cozinhar produtos de origem animal que serão utilizado para consumo;
Alimentação saudável;
Evitar aglomerações e locais fechados.
Como lavar as mãos
Uma forma muito simples e primordial de evitar contaminação é a lavagem das mãos. Então veja as dicas do médico Drauzio Varella sobre a forma correta de lavar as mãos.
*Com informações dos canais no Youtube do Instituto Butantã e do médico Drauzio Varella, também há informações do site deste último.
**Imagem: Pixabay
Sobre o autor
Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.