Material escolar e uniformes esquentam a venda de empresas do segmento
Publicado em 18/01/2019
Tempo de Leitura • 2 min
Chegou a época da lista de materiais escolares, um gasto a mais para as famílias brasileiras que possuem filhos. Janeiro é um mês de menor movimento para o comércio, de maneira geral. Mas para ramos específicos como lojas que vendem roupas escolares e papelarias, é a melhor época do ano.
Mesmo que os itens sejam, individualmente, de baixo valor, quando se termina de cotar a lista de materiais é uma despesa robusta para o mês. A pesquisa de preços é uma saída bem interessante para os pais, bem como os pais se juntarem em grupos e comprarem maior quantidade de produtos e ganharem melhores condições para o pagamento do material, que é carregado de impostos e alcançam a casa dos 30%. Exemplos: lápis (34,99%), caderno (34,99%), borracha (39,29%) e mochila (39,62%), estes dados são resultado da pesquisa realizada pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) a pedido da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).
Para a proprietária da papelaria Abecedarium, Eliana F. G. Almeida, o movimento já está sendo melhor que no ano passado e espera que até o fim do mês a movimento alcance crescimento de 10%. “O movimento está constante, mas não uma loucura, já está se mostrando melhor do que no ano passado”.
A proprietária conta que, em Mogi Guaçu, há grupos de pais que se unem para comprar o material. Uma das estratégias utilizadas pela empresa, e que facilita a correria do dia a dia, é receber a lista de materiais escolares por e-mail com preços e diferentes marcas.
Veja abaixo o levantamento de todos os itens da pesquisa:
PRODUTOS MATERIAL ESCOLAR
PIS
COFINS
ICMS
IPI
ISS
OUTROS
TOTAL
Agenda escolar
1,65%
7,60%
18%
15%
0,94%
43,19%
Apontador
1,65%
7,60%
18%
10%
2,04%
39,29%
Borracha
1,65%
7,60%
18%
10%
2,04%
39,29%
Caderno
1,65%
7,60%
18%
5%
2,74%
34,99%
Calculadora
1,65%
7,60%
18%
15%
2,50%
44,75%
Caneta
1,65%
7,60%
18%
20%
2,70%
49,95%
Clipes
1,65%
7,60%
18%
5%
4,29%
36,54%
Cola branca
1,65%
7,60%
18%
5%
10,46%
42,71%
Cola bastão
1,65%
7,60%
18%
5%
10,46%
42,71%
Fita adesiva
1,65%
7,60%
18%
0%
6,75%
34,00%
Estojo para lápis
1,65%
7,60%
18%
5%
8,08%
40,33%
Fichário
1,65%
7,60%
18%
5%
7,13%
39,38%
Folhas para fichário
1,65%
7,60%
18%
5%
5,52%
37,77%
Lancheiras
1,65%
7,60%
18%
10%
2,49%
39,74%
Lápis preto
1,65%
7,60%
18%
0%
7,74%
34,99%
Lápis de cor
1,65%
7,60%
18%
0%
7,74%
34,99%
Livro escolar
0,00%
0,00%
0%
0%
15,52%
15,52%
Mochila
1,65%
7,60%
18%
10%
2,37%
39,62%
Papel pardo
1,65%
7,60%
18%
0%
7,74%
34,99%
Papel sulfite
1,65%
7,60%
18%
5%
5,52%
37,77%
Pastas em geral
1,65%
7,60%
18%
5%
7,72%
39,97%
Pastas plásticas
1,65%
7,60%
18%
10%
2,84%
40,09%
Régua
1,65%
7,60%
18%
15%
2,40%
44,65%
Tesoura
1,65%
7,60%
18%
12%
4,29%
43,54%
Tinta guache
1,65%
7,60%
18%
0%
8,88%
36,13%
Tinta plástica
1,65%
7,60%
18%
0%
8,97%
36,22%
Uniforme
1,65%
7,60%
18%
0%
7,42%
34,67%
Crédito da foto: Freepik
Sobre o autor
Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.