Hashtags: O jeito certo de usar
Publicado em 21/11/2014
Tempo de Leitura • 2 min
Não há atualmente como conseguir impacto em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram sem utilizar as chamadas hashtags. É uma ferramenta barata – ou mesmo gratuita – e muito menos complicada do que se imagina.
Hashtags nada mais são do que palavras ou expressões usadas após o sinal de jogo da velha (“#”), que têm como finalidade organizar e agrupar assuntos que, de outra forma, ficariam perdidos em milhões de mensagens postadas nas comunidades virtuais. Isso porque o símbolo “#” torna o termo digitado um link que pode ser imediatamente clicado por qualquer pessoa. E alguém que faça uma busca pela hashtag em questão encontrará facilmente tudo o que foi publicado com as palavras utilizadas.
Quer dizer que uma empresa deve então sair pelas redes sociais publicando tudo quanto é post com a hashtag de sua marca ou de seus produtos? Não, nada disso. Dificilmente uma campanha desse tipo vai engajar os consumidores. A não ser os fãs fiéis, ninguém estará apenas interessado numa divulgação que aparenta ser estritamente comercial. Ao entrar nas comunidades on-line, as empresas precisam atrair a atenção pelo lado emocional e gerar algum tipo de empatia, identificação e autenticidade.
A rede carioca de moda Farm, no início, tentou expor produtos nas redes sociais, mas não obteve retorno. Atualmente, a Farm tem mais de 1,8 milhão de curtidas no Facebook, quase 50 mil seguidores no Twitter e 260 mil seguidores no Instagram, pois mudou totalmente sua forma de interagir com os consumidores virtuais. A empresa ganhou o público quando passou a publicar em seu perfil virtual fotos de usuários que usam hashtags com a palavra “Farm”.
Foi criada a campanha #tonoadorofarm. Clientes e simpatizantes são convidados a postar fotos com essa hashtag tendo como cenário o Rio de Janeiro, e as imagens podem ficar populares quando publicadas na página oficial da marca no Instagram. Uma foto com três meninas em pose zen, contemplando o pôr do sol do alto de um morro, recebeu 7 mil curtidas, e outra de uma garota na praia com seu cachorro, 11 mil curtidas.
Diário do Comércio
Sobre o autor
Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.