Fase de transição entra em vigor no domingo e comércio poderá voltar a funcionar
Publicado em 16/04/2021
Tempo de Leitura • 2 min
O governo do Estado anunciou hoje (16), durante coletiva de imprensa, mudanças que entrarão em vigor neste domingo (18). As medidas receberam o nome de ‘fase de transição’ do Plano São Paulo, quando o comércio poderá voltar a funcionar, juntamente com os cultos religiosos. A partir do dia 24 o setor de serviços também volta a operar. Novas atualizações serão anunciadas no dia 1º de maio. As regras só entrarão em vigor em Mogi Guaçu após a publicação do decreto da Prefeitura.
A nova fase vem para coroar os avanços conseguidos com a fase emergencial, e continua respeitando algumas de suas regras, tais como o toque de recolher das 20h e às 05h. Continua recomendando o teletrabalho para as atividades administrativas, e o escalonamento de entrada e saída de atividades do comércio, serviços e indústrias para evitar aglomerações.
“Recebemos a fase de transição com muita alegria, pois estamos há vários dias sem poder trabalhar normalmente e realmente é uma fase de transição. Esperamos que o pessoal do comércio volte a trabalhar na segunda-feira, e que na próxima semana retorne o pessoal de serviços, como restaurantes e academia. Mesmo com horário reduzido, essa retomada já é um alívio pra economia, para as pessoas manterem seus empregos. Mas reforçamos que a pandemia ainda não acabou, então é primordial manter as indicações sanitárias e o distanciamento social” afirmou, Adenilson Junior dos Reis, superintendente da ACIMG (Associação Comercial de Mogi Guaçu).
Novidades da fase de transição
Uma das novidades é a capacidade máxima permitida nos ambientes: 25%. O horário de funcionamento do comércio será das 11h às 19h. A partir do dia 24 o setor de serviços como restaurantes e similares, academias, salões de beleza, clubes, museus e parques, também voltam a funcionar, no mesmo horário do comércio. Já as academias poderão funcionar das 07h às 11h e das 15h às 19h.
Sobre o autor
Viviane dos Santos Lucio
A história da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu começou a ser escrita em 1958, por iniciativa de um grupo de empresários locais. A ideia de criar a entidade com este perfil, foi do empresário Euro Albino de Souza e logo ganhou apoio dos empresários Acácio de Oliveira, Luiz Mesquita Fialho e Francisco Martini – homens à frente de seu tempo.