Empresas do Simples ganham mais prazo para regularizar débitos

Publicado em 25/01/2022

Tempo de Leitura • 2 min

O CGSN decidiu dar mais dois meses para as micro e pequenas empresas acertarem suas pendências. Nova data limite é 31 de março

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) confirmou a prorrogação do prazo para as micro e pequenas empresas do sistema simplificado regularizarem seus débitos. 

Em reunião que ocorreu na manhã desta sexta-feira, 21/01, o CGSN decidiu que as empresas têm até 31 de março para acertarem suas pendências. Originalmente, o prazo terminaria em  31 de janeiro.

É importante lembrar que empresas com pendências podem ser excluídas do Simples Nacional. Outro ponto importante a ser destacado é que, mesmo que o prazo para regularização tenha sido dilatado, o prazo de opção pelo Simples permanece 31 de janeiro.

“É de absoluta importância que os contadores das pequenas empresas, que foram excluídas automaticamente do Simples Nacional, cumpram suas obrigações administrativas junto à Receita Federal, em que pese a prorrogação do prazo de regularização fiscal estabelecida”, diz o deputado federal Marco Bertaiolli, que é vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (ACSP).  

A ampliação do prazo de regularização de débitos do Simples Nacional atende a uma solicitação da rede de associações comerciais. 

REFIS DO SIMPLES

O foco das associações comerciais agora é na derrubada do veto ao projeto do Refis das micro e pequenas empresas. O abaixo-assinado para a derrubada do veto pode ser assinado aqui: https://bit.ly/abaixo-assinado-derrubada-veto-refis

“Conquistamos a primeira vitória para as micro e pequenas empresas brasileiras. O Comitê atendeu a nossa solicitação, o que nos dará a tranquilidade necessária para que possamos dar sequência à derrubada do veto ao Refis do Simples, em fevereiro”, diz Bertaiolli.  

Reprodução: DIÁRIO DO COMÉRCIO

Por: Cleber Lazo

Imagem: Thinkstock

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.