Empreender é fundamental para superar a crise

Publicado em 09/11/2015

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O Projeto Empreender deu início aos trabalhos desta quinta-feira (5/11) do 16º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), no Guarujá. A partir de parcerias das associações (ACs) comerciais com o Sebrae, o Empreender visa a fortalecer a competitividade das micro e pequenas empresas (MPEs), reunindo-as em núcleos setoriais para que discutam especificidades dos mercados de atuação. Esses núcleos se encontram periodicamente nas ACs, debatendo problemas em comum e buscando soluções conjuntas. Participaram da palestra sobre o Projeto Empreender Alencar Burti, presidente da Facesp e da ACSP; Natanael Miranda dos Anjos, superintendente da Facesp; Ivan Hussni, diretor técnico do Sebrae-SP; Juarez de Paula, gerente da Unidade de Atendimento Setorial Comércio do Sebrae Nacional; e Rogério Sachs, presidente da Associação Comercial do Guarujá. “Hoje vamos falar do que é fundamental para superar uma crise: empreender. E para isso é preciso inovar. A tecnologia e a ciência deram uma velocidade ao desenvolvimento que, para nós, parece inacreditável, mas é a realidade. Ou você se ajusta à nova realidade ou você fica parado no tempo”, disse Burti. Ele ressaltou que os empreendedores, mais do que pensar em abrir novos negócios, precisam se atentar à manutenção. “Empreender é como religião: ou você acredita no que faz ou melhor nem começar”, acrescentou. O Projeto Empreender está em 65 ACs do Estado e já gerou 166 núcleos setoriais, que, por sua vez, beneficiam mais de duas mil MPEs. Para o superintendente da Facesp, Natanael dos Anjos, “sem o esforço das ACs, não chegaríamos a um evento dessa grandeza”. Segundo ele, o empreendedor paulista tem força e determinação únicas, que dão ao Estado enorme relevância para o País. Agentes Ivan Hussni, que já foi vice-presidente da Facesp e presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro, recordou como o Empreender alavancou a economia local. “Apesar dos benefícios, temos muitos desafios e pontos a melhorar”, ponderou o diretor-técnico do Sebrae, que também revelou que um dos segredos de sucesso do programa está nos agentes que o coordenam. Por isso, o Sebrae está criando um grupo de trabalho para disseminar boas práticas dos agentes. Eles são responsáveis por implementar o Empreender nos municípios, interligando AC, empresários e Sebrae em torno do mesmo objetivo. O Sebrae, disse Hussni, adotará ações para cada cidade, tornando menos engessada a interação das empresas com o Empreender. Mais do que isso, revelou que o projeto vai aproximar o empresário dos bancos e cooperativas de créditos para que tenham condições mais favoráveis para crescer. “O cenário atual é difícil para o comércio, porque corrói a renda do consumidor e compromete o rendimento das empresas”, analisou Juarez de Paula, do Sebrae Nacional. Para ele, a saída está no associativismo e na manifestação do sentimento de descontentamento. “Nós, empresários, precisamos romper a passividade e dizer que a sociedade brasileira não está satisfeita com esse quadro”, finalizou. Casos de sucesso Nelson Andujar de Oliveira, coordenador do Empreender na Facesp, apresentou o caso da Associação Comercial e Empresarial de Batatais. Segundo o presidente da entidade, José Eduardo Latuf Dau, os empresários da cidade entendem que, se ela vai bem, os negócios também vão bem. “Portanto, independentemente do prefeito, partido ou crença, a associação tem que estar junto da prefeitura, ajudando a comandar a cidade”, afirmou. Todos os núcleos do Empreender de Batatais melhoraram os resultados, incrementando seus faturamentos. Além disso, gerou-se nova percepção nos empresários locais, que começaram a ver os demais negócios não como concorrentes, mas como possíveis parceiros. Atualmente, a ACE de Batatais possui quatro núcleos do Empreender: alimentação, comércio varejista e vestuário, beleza e materiais de construção. Esse último foi constituído há pouco mais de um mês. O núcleo de alimentação criou um aplicativo com todos os estabelecimentos do setor na cidade. Produtos e serviços A Facesp disponibiliza, para as afiliadas, produtos que as ajudam a atrair novos associados e incrementar suas fontes de receita. E foram esses produtos o tema de uma das palestras desta manhã. “A Facesp procura há anos oferecer produtos que façam com que as ACs tragam associados e tenham novas fontes de receita. Temos o nosso mais tradicional e muito importante serviço que é o SCPC, mas entendemos que existem categorias de empresas que precisam também de outros tipos de produtos”, explicou Giovanni Guerra, superintendente de produtos e operações da Facesp. A entidade tem um portfólio de cinco linhas de produtos e serviços: certificado digital, cartões de benefícios, administração de planos de saúde, planos de telefonia móvel empresarial e certificados de origem para exportadores. Segundo Guerra, a ideia é que a Facesp expanda os produtos para todo o Estado, respeitando características de cada cidade. Na palestra, os representantes das ACs conheceram detalhes de cada serviço e quanto conseguem ter de rentabilidade com cada um. Participaram da apresentação o vice-presidente da Facesp José Carlos Carvalho; o coordenador regional de produtos da Facesp, Ronaldo Abreu; a coordenadora do programa de certificado de origem, Jaqueline Toledo; o consultor regional de produtos Vinicius Oliveira; e os analistas de produtos Eric Moreira e Karina Flores. Cartões de benefícios Por meio de convênios com empresas e prefeituras, a Facesp desenvolve cartões de benefícios que possibilitam a funcionários e consumidores a compra de alimentos, remédios, material escolar e outros produtos, de acordo com o município. Um dos destaques dessa linha de produtos é o cartão ACCredito Educação. Por ele, a prefeitura disponibiliza uma verba aos alunos da rede pública de ensino para que eles comprem o material escolar. Dessa forma, o poder público reduz transtornos logísticos e operacionais decorrentes da distribuição de kits escolares, uma vez que os estudantes podem comprar os artigos diretamente nas papelarias da cidade, incrementando a economia local. Toda a administração dos cartões é feita pela Facesp. Certificados Outros dois produtos que as ACs paulistas podem oferecer aos associados são os certificados digital e de origem. O primeiro é uma assinatura eletrônica que as empresas são obrigadas a apresentar em determinadas transações digitais. O segundo é um documento destinado a exportadores. Em ambos os casos, o único trabalho que as associações têm é prospectar novos clientes, uma vez que a execução desses serviços é feita digital, dentro de uma estrutura já existente. Na palestra que a equipe de produtos da Facesp conduziu, foram distribuídos guias de implantação desses serviços, para que todas as ACs saibam o passo a passo para adotar os certificados em suas cidades. Em 2014, os produtos da Facesp faturaram, no Estado, R$ 2,5 milhões. Apenas nos seis primeiros meses de 2015, a arrecadação já atingiu aproximadamente R$ 1,75 milhão. “A Facesp pecou muito no passado ao implementar produtos em cidades que não tinham estrutura para recebê-los”, comentou Abreu, reforçando a nova estratégia da entidade de focar os produtos certos para os municípios certos. Contudo, em casos específicos como cartões de alimentação e refeição, as barreiras são menores. “Por serem benefícios obrigatórios na maioria das convenções coletivas, eles podem ser implementados tanto em pequenos quanto em grandes municípios”, esclareceu o porta-voz da federação. Mercado potencial Um dos produtos mais novos é o ACCelular, serviço de telefonia móvel empresarial que oferece taxas atrativas a negócios que precisam administrar múltiplas linhas. “O serviço existe há dois anos e já atuamos em oito cidades”, disse a analista Karina Flores, responsável pelo AC Celular na Facesp. “Queremos, em 2016, ter de 10 a 15 cidades que serão distribuidoras dos nossos produtos”, afirmou Guerra, revelando o objetivo de descentralizar a forma como esses serviços são administrados. “A Facesp tem que ajudar as associações a encontrar caminhos novos, e os produtos servem para isso”, concluiu o vice-presidente da Facesp José Carlos Carvalho. Texto: Renato Santana de Jesus

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.