Confira dicas para fortalecer a relação com o cliente

Publicado em 11/04/2022

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O crescimento das lojas virtuais e o avanço das tecnologias que derivaram dessa modalidade de negócio permitiram ao empresário conhecer melhor os hábitos dos clientes. Uma variedade de aplicativos e softwares ajudam a monitorar os passos do consumidor e desvendar seus desejos. Essas são ferramentas que possibilitam aumentar as vendas, mas, para além disso, podem auxiliar na formatação de estratégias para cativar o consumidor. Os grandes gestores sabem que mais importante do que conseguir uma venda, é conseguir um cliente fiel. E isso envolve toda uma cultura voltada ao consumidor, que tem nas práticas de atendimento e de gestão as suas bases.   A seguir, listamos algumas estratégias simples que podem ajudar a construir uma relação mais saudável com os clientes: Ser diferente é o que atrai o cliente Priorizar a satisfação dos clientes pode ser a sua melhor proteção contra novos concorrentes. Um exemplo simbólico é o cafezinho, um clássico dos cortes de baixo resultado e impacto emocional nocivo sobre o clima interno. Pode parecer pequeno, mas para alguns consumidores, aquele cafezinho pode ser o único momento de bem-estar do dia. Por isso, independentemente de localização ou preço, esse item pode ser determinante num momento de escolha e comparação com outro ambiente. A dica é separar o que é operacional, como corte de gastos, do que é estratégico e investir no estratégico. Muitas empresas ainda fazem confusão entre custos e investimentos. Lembre-se: custos são os recursos necessários para operacionalizar o negócio, como salários, aluguel, luz, água, telefonia.   Amplie os canais de venda Priorizar o departamento comercial é uma tarefa complicada para as pequenas empresas, especialmente em tempos de crise. Embora a equipe de vendas seja a responsável pela conquista dos clientes e faturamento da empresa, um comportamento recorrente dos empresários é trocá-la por outra mais barata. E mesmo diante de tantas facilidades e tecnologia, a hora é de ampliar a estrutura de venda, que pressupõe uma solução completa – estratégia comercial, canal físico e digital, capacitação dos vendedores e ferramentas para fazer acompanhamento de resultados. Não adianta dizer que vende pelo Whatsapp se não tem um funcionário exclusivo para essa demanda. Cuidados com a imagem Planos de marketing e comunicação costumam ser apontados como importantes, mas nem sempre são priorizados. Estar presente nas redes sociais, apresentar conteúdos padronizados e com qualidade fazem parte de um planejamento importante para se comunicar com o consumidor. A decisão de criar um perfil em uma plataforma pode ser equivocada se não houver constância, pois pode destruir um longo trabalho de construção de imagem. O vácuo gerado pela falta de comunicação pode passar a impressão de que a empresa entrou em crise ou fechou.   Dê valor a sua equipe A preocupação em montar e manter uma equipe competente deve refletir também nas tomadas de decisões que impactam esse quadro de funcionários. É fundamental criar mecanismos de valorização para quem trabalha com o seu negócio e se empenhar em manter um bom clima interno. A boa relação entre funcionários, donos e gestores cria um ambiente mais agradável para os consumidores que também se sentem envolvidos nessa atmosfera harmônica e, consequentemente, são melhor atendidos.   Um empresário que os clientes conheçam Um empresário não pode se isolar no seu negócio, pois há muito o que dividir e aprender com clientes. Manter mais proximidade, entender as barreiras que existem dentro da loja e os motivos pelos quais uma compra não é finalizada podem ser facilmente entendidos vivenciando o dia a dia de um negócio. Para muitos clientes, ser atendido pelo dono da loja também tem sua importância. Muitos gostam de saber quem criou aquela marca, a história que existe por trás de um negócio, conversar sobre um produto ou, até mesmo, dar um feedback. Essa aproximação também pode ajudar o empresário a entender melhor a movimentação de seu público - ou seja, seus hábitos de consumo e perfil.   Conteúdo: Diário do Comércio

Sobre o autor

Viviane dos Santos Lucio

A história da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu começou a ser escrita em 1958, por iniciativa de um grupo de empresários locais. A ideia de criar a entidade com este perfil, foi do empresário Euro Albino de Souza e logo ganhou apoio dos empresários Acácio de Oliveira, Luiz Mesquita Fialho e Francisco Martini – homens à frente de seu tempo.