Confiança do comércio nos negócios diminui em outubro

Publicado em 02/11/2015

Tempo de Leitura • 2 min

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 2,3% em outubro na comparação com setembro, na série com ajuste sazonal, de acordo com levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o Icom atingiu 80,6 pontos, a menor pontuação da série histórica, iniciada em março de 2010, pela sexta vez consecutiva. "O comércio entra no quarto trimestre do ano ainda bastante insatisfeito com os níveis de demanda e prevendo vendas fracas no final do ano", afirma, por meio de nota, Aloisio Campelo, superintendente adjunto de Ciclos Econômicos da FVG. Embora o setor tenha resistido, no ano passado, a uma queda mais intensa da confiança como a observada na indústria e na construção civil, o comércio é hoje o mais pessimista entre os quatro grandes setores monitorados mensalmente pelas sondagens. Em outubro, o resultado foi determinado pela piora da percepção dos empresários em relação ao futuro. "O setor está contando menos com o Natal. As vendas vão fazer uma diferença, mas não serão tão expressivas. Temos visto nas datas comemorativas em 2015 seguidas frustrações de vendas", diz. O Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 3,7% em outubro, para 110,3 pontos, influenciado pelo menor otimismo com as vendas nos próximos três meses (-4,4%). O Índice da Situação Atual (ISA-COM) subiu 0,8% neste mês, para 50,8 pontos, após ceder 10,3% no mês passado. Ainda assim, é o segundo menor nível da série. Em setembro, o Icom havia caido 4% em relação a agosto, conforme dado revisado hoje (30/10), -4,1% na leitura inicial. Com o resultado de outubro, o índice permaneceu na zona considerada "desfavorável" à atividade, pois está abaixo dos 100 pontos. A média histórica do indicador é de 118,9 pontos. Desde a edição de novembro de 2014, a Sondagem do Comércio passou a trazer oficialmente dados com ajuste sazonal. Até então, oIcom era divulgado apenas com variações interanuais trimestrais. Como a série ainda é recente (iniciada em março de 2010), a FGV adiantou que vai revisar os resultados mês a mês, até que estejam mais consolidados. A coleta de dados para a edição de setembro da sondagem foi realizada entre os dias 1 e 27 deste mês e obteve informações de 1.200 empresas. Diário do Comércio

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.