Começa campanha para estimular consumo em MPEs
Publicado em 05/10/2015
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Na hora da crise, o pequeno empresário precisa reagir para sobreviver. Com esse mote, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) inicia a programação da campanha Compre do Pequeno Negócio, no ultimo fim de semana.
As principais atividades, no entanto, serão realizadas a partir de hoje (05/10), que é o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa.
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) apoia o movimento, que tem o objetivo de estimular o consumidor a escolher produtos e serviços de pequenas empresas nas suas compras diárias.
Segundo o Sebrae, a força das micro e pequenas empresas é uma saída para a crise econômica. A entidade pretende mostrar para o consumidor que, ao comprar de um pequeno negócio, ele ajuda a gerar empregos e a movimentar toda a economia.
Hoje, o Brasil tem mais de 10 milhões de pequenas empresas, que faturam até R$ 3,6 milhões por ano.
As lojas que querem participar do movimento devem se cadastrar no site para receber um kit com bandeiras, adesivos e informativos ao consumidor sobre como funciona a campanha.
O lojista não precisa oferecer descontos e contrapartidas, o que fica a critério de cada um. O importante é que possa ser identificado por consumidores que acessarem o site da campanha.
"A ideia é fazer bastante barulho e chamar lojistas para campanha. Se eles ajudarem a divulgá-la, chamarão a atenção de consumidores, trazendo benefícios para o próprio negócio", disse Paulo Marcelo Tavares Ribeiro, gerente regional do Sebrae-SP.
O lojista pode criar uma ação promocional enquanto divulga a campanha. Essa foi a ideia da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que lançou com o Sebrae, no Rio de Janeiro, o “Prato Compre do Pequeno”. Os restaurantes que participam vão escolher um prato do cardápio e ofertá-lo com descontos de até 20% ou oferecer uma cortesia.
SEMANA DO EMPREENDEDOR
As principais atividades começam na semana do empreendedor, a partir do dia 05 de outubro.
Uma tenda de atendimento do Sebrae-SP estará na Praça do Patriarca, no Centro, com técnicos da Prefeitura de São Paulo e do Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo).
No espaço, eles oferecerão assistência para formalizar pequenos empreendimentos, com a possibilidade de emissão imediata do CNPJ.
Além disso, donos de pequenos negócios, como lojas, bares, padarias, mercearias, e outros poderão participar de oficinas, palestras e consultorias individuais gratuitas. O horário de funcionamento da tenda será de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h e, no sábado, das 9 às 15h.
Na próxima semana, em Brasília, os pequenos produtores rurais vão expor e vender no Mercado do Produtor Rural, montado no Parque da Cidade. Na ocasião, será lançado o Guia Empresarial Eletrônico do DF na internet.
No site, os empresários podem, gratuitamente, cadastrar suas empresas para que o consumidor encontre produtos e serviços perto de casa ou do trabalho.
Diário do Comércio
Sobre o autor
Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.