Chegam os eletrodomésticos inteligentes

Publicado em 18/09/2014

Tempo de Leitura • 3 min

Os eletrodomésticos inteligentes, que se conectam ao consumidor por meio de tablets e smartphones, e utensílios que trazem economia de tempo e dinheiro, passaram a ser as vedetes dos fabricantes do setor, como mostra a nona edição da Eletrolar Show - Feira de Negócios para a Indústria e o Varejo de Eletrodomésticos, Celulares e TI, que começou ontem na capital paulista. Neste ano, o evento apresentará 10 mil novidades para varejistas e profissionais de compra de todo o País. A expectativa dos organizadores é que a feira gere receitas de R$ 3 bilhões, montante significativo, mesmo para um setor que movimenta mais de R$ 100 bilhões. Carlos Clur, diretor do Grupo Eletrolar, que organiza o evento, lembra que em um momento de economia fraca, como o atual, o consumidor não adquire bens de grande valor como imóveis e automóveis e opta por realizar a troca de eletrodomésticos e modelos mais modernos de celulares e smartphones. "O mercado tem muitos segmentos e a tendência atual é a conectividade, o que melhora a vida das pessoas. O varejo pode se beneficiar com este fluxo maior de informações que circula e mais mercados são estimulado", explica. A expectativa é de que 550 compradores de grandes redes com sede em São Paulo e que representam mais de 14 mil pontos de venda visitem o evento. Durante entrevista coletiva, Lourival Kiçula, presidente executivo da Associação Nacional de Fabricante de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), ressaltou que houve crescimento de 16% nas vendas de aparelhos de televisão no primeiro semestre deste ano ante o mesmo período de 2013 em função da Copa do Mundo. Assim, o desempenho da linha branca registrou recuo de 5% no mesmo período. Dentro deste grupo, apenas o dos fornos de microondas apresentou elevação de 13% nas vendas. Sem divulgar números, ele ressaltou que apenas os chamados "eletrodomésticos inteligentes, com mais recursos tecnológicos, tiveram aumento em sua procura". Entre eles, estão os food processors, versão mais sofisticadas dos antigos liquidificadores. Outra tendência observada na feira é a redução do tamanho dos eletrodomésticos em consequência do mesmo processo ocorrido na área dos imóveis construídos e comercializados em todo o País. Além disso, fabricantes investiram em aparelhos com dispositivos que colaboram para a saúde das pessoas. Vida mais fácil – Com a meta de tornar tudo mais fácil para as famílias brasileiras, a Philips tem realizado pesquisas entre as donas de casa de todo o Brasil para descobrir mecanismos que podem ser incorporados aos eletrodomésticos. Fruto desta iniciativa é o lançamento de um modelo de liquidificador especial que processa e separa mais rapidamente o coco de sua água e de um mixer que facilita a mistura dos ingredientes de bolos que estão sendo lançados para as consumidoras da região Nordeste. Liv Sato, analista de marketing da empresa, ressaltou que entre os itens que contribuem para a preparação de alimentos mais saudáveis está a Fritadeira Air Fryer, que reduz a gordura de frituras em até 80%. Segundo ela, este e outros eletrodomésticos, como a panela de pressão elétrica com sete sistemas de segurança, que contribuem para a praticidade do processo de cozinhar tem sido os mais procurados pelos consumidores recentemente. A Atlas Fogões apresenta novos modelos do eletrodoméstico que têm até churrasqueira acoplada. Para o diretor comercial Clóvis Simões, as pesquisas da empresa detectaram as preocupações das donas de casa com o alto consumo de gás e criaram um mecanismo de indução eletromagnética que reduz o seu uso. A empresa tem boas perspectivas a curto e médio prazos, pois sua estratégia de oferecer seus produtos a municípios do interior do País tem resultado em aumento de vendas. Seu objetivo é conquistar os consumidores das classes C e D.

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.