Associação Comercial promove reunião com forças de segurança para discutir ações na região central
Publicado em 09/05/2025
Tempo de Leitura • 3 min
A Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu promoveu, por iniciativa de sua presidente Fernanda Vendramini, uma importante reunião com as forças de segurança pública da cidade para tratar sobre a segurança na região central. Estiveram presentes representantes da Secretaria de Segurança Pública, da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.
O encontro foi motivado por diversos incidentes ocorridos nas últimas semanas, os quais têm gerado preocupações e reclamações por parte dos comerciantes locais. Com o objetivo de aproximar os empresários das autoridades competentes, a reunião proporcionou um espaço direto de diálogo, escuta ativa e proposição de soluções.
Durante a reunião, o secretário municipal de Segurança Pública, Élzio Romualdo, reforçou a importância de registrar boletins de ocorrência. Segundo ele, “o boletim é fundamental não apenas para a intensificação das rondas, mas também para subsidiar investigações e identificar os responsáveis pelos delitos”. Romualdo também destacou que as câmeras externas dos comércios podem ser integradas ao sistema da Muralha Digital do município, fortalecendo o monitoramento. “Empresários que desejarem colaborar com o sistema podem procurar a Secretaria de Segurança para viabilizar o acesso do IP de suas câmeras externas ao centro de controle”, destacou o secretário Élzio.
O comandante operacional da Guarda Civil Municipal, Claudemir Adorno, apresentou orientações práticas de prevenção, como a instalação de alarmes sonoros, sensores de movimento e câmeras de segurança.
Ainda de acordo com a Secretaria de Segurança, a previsão é que, até o final do ano, novos totens de monitoramento com câmeras de alta resolução sejam instalados em pontos estratégicos da região central, formando um cerco digital para coibir furtos e outras ações ilícitas.
A Polícia Militar também alertou os empresários sobre a importância de preservar o local após um furto. “O comerciante não deve entrar no estabelecimento após o crime. É preciso acionar imediatamente a Polícia Técnico Científica para a coleta de vestígios e digitais, o que aumenta a eficácia nas investigações e reforça o inquérito policial”, orientou o representante da corporação.
Além das forças de segurança, a reunião contou com a participação da doutora Judite de Oliveira, secretária adjunta da pasta, que abordou a situação das pessoas em vulnerabilidade social. Ela pediu que os empresários evitem dar dinheiro a pessoas em situação de rua, reforçando que a Prefeitura já realiza ações específicas por meio da Secretaria de Assistência Social para acolher e encaminhar esses indivíduos ao tratamento adequado.
A presidente da Associação Comercial agradeceu a presença de todos os envolvidos e reforçou o compromisso da entidade com a segurança dos empresários guaçuanos. Fernanda Vendramini também se comprometeu a elaborar e distribuir um material informativo contendo os telefones de emergência e o POP – Procedimento Operacional Padrão – para orientar os comerciantes sobre como agir diante de tentativas ou ocorrências de furto.
“A Associação segue firme no seu papel de articuladora entre os empresários e o poder público, buscando soluções conjuntas e efetivas para o fortalecimento do nosso comércio”, concluiu Fernanda.
Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.