ACIMG inaugura Espaço Cultural no dia de seus 60 anos
Publicado em 09/11/2018
Tempo de Leitura • 3 min
A ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu) completou 60 anos de existência, nesta quinta-feira (08). E para comemorar o aniversário, inaugurou o Espaço Cultural, local dedicado às artes, que vai abrigar permanentemente exposições de quadros de artistas de Mogi Guaçu e região.
A noite contou com participações de artistas de diversas vertentes culturais. Wilson Paulino abriu o evento cantando o hino nacional e foi seguido pelos corais Batucarte e Infantil Municipal da EMIA(Escola Municipal de Iniciação Artística), depois se seguiram a apresentação da Valsa Munito de Frederic Chopin interpretada pela pianista Franciele Pereira e pelas bailarinas: Olívia Costa e Larissa Floriano Lélia, da Escola de Dança Nathália Melo. As poesias pediram passagem com a apresentação da poetisa Maria Ignez Pereira e do ator Igor Rodrigues. O evento ainda contou com exposição de ferromodelismo com o Grupo Ferromodelismo Baixa Mogiana e música com André Delfino e Convidados.
Os primeiros quadros expostos na galeria são de vários artistas da cidade: Anderson Kleber; Eli Cóvulo, Márcia Olímpio, Rose Lucon e Valéria Darcádia, que permanecerão em exposição até o fim do mês e depois cederão espaço para o próximo artista plástico.
Em comemoração aos 60 Anos da Associação e à história da cidade, a entidade ganhou um novo painel chamado Coisa Nossa, que conta com a poesia que leva este nome e pertence à poetisa, Maria Ignez Pereira. O painel foi pintado pela artista Nilse Santamarina Peres e retrata as indústrias, o comércio, o rio, a ponte de ferro, o coreto que havia na Praça Rui Barbosa, pescadores e os trabalhadores das cerâmicas que, com suas bicicletas, seguiam para o trabalho.
A presidente da Associação Sonia Zanuto, o prefeito Walter Caveanha e o secretário de Cultura Luiz Carlos Ferreira, enalteceram, em seus discursos, a importância da cultura para os povos tanto para preservação da história quanto para criar sociedades mais desenvolvidas.
“Hoje a Associação completa 60 anos de existência, de uma trajetória vitoriosa. Hoje também inauguramos o Espaço Cultural, que irá nos brindar com surpresas ao longo do tempo, com o desfile de obras tão distintas. Espero que elas atraiam a população, para desfrutar deste espaço”, comentou a presidente Sonia Zanuto.
Como nasceu o Espaço Cultural
Com o objetivo de levar cultura para a população guaçuana e fazer com que ela frequente o Espaço Cultural ativamente, a Associação retomou a ideia que nasceu há tempos, entre 2002 e 2004, na segunda gestão do então presidente José Rubens de Carvalho, que foi muito bem aceita pela comunidade à época.
O Espaço deixou de existir há cerca de quatro anos, pois o antigo prédio foi demolido para a construção da sede atual. E o aniversário de 60 anos foi oportuno para a criação do Espaço.
O ex-presidente conta como a ideia nasceu: “Tinha uma loja que deixava vários objetos de decoração na recepção da Associação, e o ambiente ficava muito bonito. Um belo dia a loja retirou os artefatos, a recepção ficou vazia, sem vida, foi aí que decidimos colocar uns quadros, muitos artistas foram convidados para expor, e assim nasceu o Espaço Cultural. No início acanhado, mas depois tínhamos agendamento para o ano todo”, comenta.
Horário de visitação ao Espaço Cultural
Segunda-feira a quinta-feira das 09h às 17h30
Sexta-feira das 09h às 16h30.
Sobre o autor
Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.