5 lições que aprendemos com o livro “Roube como um artista”
Publicado em 23/01/2023
Tempo de Leitura • 2 min
Afinal, o que é roubar como um artista?
Austin Kleon, um autor que desenha — como ele mesmo se auto-nomeia, já que também é designer —, conseguiu explicar de forma simples o processo criativo em seu livro best seller “Roube como um artista”.
O livro é um guia para quem quer desenvolver a criatividade, uma das habilidades mais valorizadas e essenciais para empreendedores e comerciantes.
Leia aqui 5 dicas que aprendemos com este livro e que precisamos repassar para você agora mesmo!
1. Nem sempre você terá ideias originais
Você já ouviu alguém dizer que nada se cria, mas tudo se copia? Austin Kleon deixa isso claro para nós.
Artistas possuem uma maneira única de observar tudo que acontece ao seu redor, reunindo informações valiosas que podem ser usadas como referências em seus trabalhos.
Nós devemos fazer o mesmo. Boas ideias são construídas a partir de referências e influências.
2. Você nunca será igual aos outros
Suas diferenças te fazem único. Todos nós somos formados por habilidades, conhecimentos e opiniões diferentes e, por isso, geramos resultados diferentes também.
Dessa forma, entendemos que a criatividade nos ajuda a pegar ideias prontas e difundi-las ou reformulá-las à nossa maneira. Tudo que você fizer terá sua identidade, mesmo que de maneira discreta.
Para inovar, não se preocupe em ser parecido com os demais!
3. Escolha bem pelo o que você quer ser influenciado:
Outra lição, mais do que importante, é saber escolher o que te rodeia. Nós somos influenciados pelas coisas que assistimos, lemos e vemos.
Além disso, para ser influenciado de verdade, você pode também escrever sobre o que gosta, anotar ideias que tem a qualquer momento, salvar cenas dos seus filmes prediletos.
4. Você não pode nunca parar de aprender:
Aprender algo não vem somente através de cursos, apesar deles serem fundamentais para o nosso crescimento intelectual. Ouvir músicas, viajar, conversar, assistir palestras, se exercitar, jogar jogos… No livro, somos ensinados que a procrastinação mata a criatividade, então não procrastine — mesmo que seja difícil.
Austin Kleon afirma até que quando se sente cansado de se concentrar em um projeto, muda para outro e, às vezes, precisa de um tempo livre de todos os projetos. Segundo ele, algumas vezes, evitar o trabalho é a melhor maneira de reorientar sua mente.
5. Descansar o cérebro é fundamental
Nos dias de hoje, estamos acostumados a ficar no mundo online sem parar, antenados em notícias e tendências. A principal dica de Kleon para este tópico é dar um tempo do seu computador.
Aproveite para escrever anotações, utilizar um caderno, usar suas mãos para criar algo. O mundo online, apesar de estar repleto de referências, não produz ideias.
Gostou das dicas? Comente aqui o que achou! Nos seguindo nas redes sociais você recebe mais indicações para aprimorar sua carreira como empreendedor. 💚
Sobre o autor
Ana Laura Matias Gomes
Ana Laura Matias Gomes é a social media e redatora de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Se formando em Publicidade e Propaganda neste ano, seu principal objetivo é adquirir mais e mais conhecimentos para aplicá-los aos associados.