Vendas devem crescer entre 3% e 4% neste Natal

Publicado em 13/12/2018

Tempo de Leitura • 1 min

Natal batendo à porta, comércio com expectativa em alta. O que dizem os números? Qual a expectativa de vendas? Qual é o tíquete médio de compra? A estimativa da ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu) é de que as vendas cresçam entre 3% e 4% neste Natal, em relação ao ano passado. De acordo com o superintendente da Associação Comercial, Adenilson Junior dos Reis, o tíquete médio é de R$150 e a previsão é de que a data seja para lembrancinhas e não presentes.Os campeões de venda devem ser brinquedos, eletrônicos, calçados e roupas. O superintendente ainda afirma que a data está sendo afetada por dois motivos, a Black Friday, que está se tornando uma data simbólica para os brasileiros, que esperam novembro para comprar artigos mais caros. O outro motivo é janeiro e as promoções de queima de estoque. “Muitas vezes os consumidores compram em novembro para presentear em dezembro. O consumidor está mais inserido nas tendências de mercado e aguardam também as promoções de janeiro para comprar algo para si e para os outros. O Natal está se tornando uma data mais simbólica, os produtos mais caros estão ficando para datas em que se compra com descontos melhores”, comenta. O termômetro que analisa a movimentação positiva para o comércio é a compra a prazo, que cresceu em novembro, devido ao aumento das consultas a CPF no birô de crédito Boa Vista SCPC, que marca alta de 63,9% na comparação com novembro do ano passado. De acordo com pesquisa da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) os brasileiros irão destinar o 13º para pagamento de dívidas.

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.