SRC e CEJUSC oportunidade para diminuir inadimplência

Publicado em 28/11/2018

Mogi Guaçu possui atualmente 43.894 inadimplentes, que juntos, devem R$24.835.544,78. Inadimplência é um problema que assola sua empresa? Então saiba que a ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu) oferece o serviço de SRC (Serviço de Recuperação de Crédito), responsável por cobrar clientes inadimplentes e acontece por 60 dias. Quando a cobrança não surte efeito, os cadastros dos devedores são encaminhados para o CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), órgão legal, responsável dentre outras questões, por cobrar dívidas de maneira amigável, buscando solucionar e facilitar acordos entre empresa e cliente inadimplente. “Tanto o SRC quanto o CEJUSC são importantes, é melhor evitar conflitos na justiça e pagar as dívidas amigavelmente, para isso, o consumidor inadimplente tem duas chances, a primeira é negociar com a Associação, por meio do SRC e a segunda é pagar por meio da sessão de conciliação que acontece no CEJUSC. São duas oportunidades para o consumidor pagar suas dívidas e voltar a ter poder de compra no mercado”, comenta o superintendente da ACIMG, Adenilson Junior dos Reis. SRC O SRC é um serviço disponibilizado pela ACIMG, que tem por objetivo fazer acordos entre empresa associada e seus clientes inadimplentes. Por meio do SCPC a empresa negativa um ou vários clientes, que recebe ligações de cobrança feitas pela equipe do setor SRC, esta ação acontece por 60 dias. Se não houver sucesso na ação, a Associação tenta outra forma de cobrar a dívida, encaminha a cobrança para o CEJUSC, que é uma unidade do poder judiciário responsável por fazer conciliações em vários âmbitos, inclusive renegociar dívidas pendentes. Neste momento o associado que possui quadros de inadimplência e utiliza o serviço de SRC é beneficiado, pois acontecerá uma sessão de conciliação para chegar a um acordo para o pagamento da dívida. Até outubro deste ano, o setor de SRC conseguiu negociar 376.441,68 em dívidas cadastradas no serviço, ainda assim, este número é referente a cerca de 10% do total registrado na cobrança de dívidas que representa a quantia de 5.534.235,61. Veja abaixo o quadro de acordos para pagamento de dívidas firmados durante o ano: Saiba mais sobre o CEJUSC O CEJUSC é uma unidade do Poder Judiciário, que tem a função de buscar a solução consensual de conflitos e também orientar questões relativas à cidadania. A unidade de Mogi Guaçu foi inaugurada em 2012 e desde então auxilia a resolução de conflitos na comunidade local. A Unidade é uma última instância que busca evitar ações judiciais, por meio de conversas, que por exemplo, conciliam o pagamento de dívidas. Outros exemplos são pensão alimentícia, guarda dos filhos, divórcio, partilha de bens, acidentes de trânsito, questões de vizinhança, reparação de danos morais ou materiais, dentre outros. Os acordos realizados no CEJUSC tem validade jurídica, e, caso o combinado durante sessão de conciliação não seja cumprido, a parte que se sentir prejudicada pode cobrar legalmente o acordo pois ele tem validade jurídica, é um título executivo judicial. Fabíola Marques Queiroz, chefe de Sessão Judiciária do CEJUSC, comenta que conciliações da área Cível, dentre elas, questões ligadas a pagamentos de dívidas, tem entre 50% a 60% de acordos feitos. “A conciliação é efetiva em evitar um processo de seguir e se tornar judicial. A oportunidade de resolver um problema na audiência de conciliação evita muita coisa, inclusive custas com processos judiciais, desgaste e economiza tempo”, pontua. PERGUNTAS FREQUENTES O que é e como funciona o SRC? O SRC (Serviço de Recuperação de Crédito) é um serviço oferecido pela ACIMG para seus associados. Quem adere ao serviço pode incluir quantidade ilimitada de devedores, o valor pago mensalmente é único. A equipe do setor cobra os clientes inadimplentes por até 60 dias, se não houver sucesso na ação, o caso é encaminhado para o CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) para fazer negociação das dívidas. Qual o benefício em negociar uma dívida através do CEJUSC? O benefício é que o acordo adquire formalidade jurídica e o cliente inadimplente precisará quitar a dívida sob pena judicial. Pois o acordo entra no âmbito jurídico. Como funciona a conciliação? A sessão de conciliação acontece com três partes presentes: um funcionário da ACIMG vai à sessão representando a empresa associada, o cliente inadimplente e o conciliador. Lá o assunto é debatido e define-se a melhor maneira para quitar a dívida.