Receita abre consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda
Publicado em 08/02/2018
Tempo de Leitura • 1 min
A Receita Federal liberou hoje (08) a consulta a um lote multiexercício de IRPF (Restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física) referente aos anos de 2008 a 2017.
No dia 15 deste mês, mais de R$ 210 milhões serão distribuídos entre 102.361 contribuintes que têm direito à restituição. Dentre eles, R$78.758 milhões para 1.732 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e para 20.269 contribuintes idosos. Os valores são corrigidos de acordo com a taxa Selic.
Os valores ficarão disponíveis durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate neste prazo, terá dois canais para reaver a restituição: precisará fazer requerimento pela internet, utilizando um formulário eletrônico chamado Pedido de Pagamento de Restituição, ou pelo e-CAC e acessar Extrato do Processamento da DIRPF.
O contribuinte que acertou as contas com o leão e quer se certificar se tem direito à restituição precisa acessar o site da Receita ou ligar para o Receitafone 146. Durante esta consulta também pode-se acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistência de dados. Se houver, o contribuinte pode regularizar entregando declaração retificadora.
Outra opção para acessar tanto a declaração do Imposto de Renda quanto à situação cadastral do CPF é utilizar o aplicativo da Receita destinado à tablets e smartphones.
Se o contribuinte não receber o valor a que tem direito precisa entrar em contato com agências do Banco do Brasil, pessoalmente ou pelo número 0800 729 001 ou 0800 729 0088 (número exclusivo para portador de deficiência auditiva), para agendar o recebimento.
Sobre o autor
Alberto Spoljarick Neto
Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.