Cotas do PIS/Pasep começam a ser pagas hoje

Publicado em 19/08/2019

As cotas do PIS (Programa de Integração Social) e Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) começam a ser pagas hoje (19) para quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 04 de outubro de 1988. Este benefício é fruto da MP (Medida Provisória) 889/2019 liberada pelo Governo Federal que dá ao trabalhador o direito ao saque, se o trabalhador não tiver sacado quando se aposentou. A novidade é que não há prazo final para a retirada do dinheiro. Segundo informações da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), a Caixa estima que 10,4 milhões de trabalhadores terão direito ao saque das cotas do PIS, no valor total de R$18,3 milhões. E o Banco do Brasil contabiliza 1,522 milhão de cotistas que devem receber o total de R$4,5 bilhões. Trabalhadores da iniciativa privada que são correntistas da Caixa Econômica Federal e os funcionários públicos que são correntistas do Banco do Brasil, e que possuem direito ao saque, terão o valor depositado em suas contas. Os demais beneficiários receberão o montante em outras datas. Confira abaixo quais são elas: PIS Há duas outras datas para o início do pagamento para os trabalhadores que não são correntistas da Caixa: -A partir de 60 anos: 26 de agosto; -Até 59 anos a partir de 02 de setembro. Para quem tiver direito de sacar até R$3 mil, o saque pode ser feito em lotéricas, correspondentes Caixa Aqui, agências bancárias e nos terminais de autoatendimento utilizando o cartão cidadão. Pasep Já os trabalhadores da inciativa pública receberão o benefício pelo Banco do Brasil nas seguintes datas: -A partir de 20 de agosto, quem possui conta em outro banco e recebeu até R$5 mil, poderá transferir o saldo, sem custo, por meio do TED (Transferência Eletrônica de Documento); -A partir de 22 de agosto para demais cotistas, incluindo herdeiros de beneficiários já falecidos e portadores de procuração legal. Estes devem ir à agências do Banco do Brasil. Informações Para beneficiários da Caixa:www.caixa.gov.br/cotapis; Para beneficiários do Banco do Brasil: capitais e regiões metropolitanas - 4004-0001, demais localidades- 0800-729-0001.