ACIMG projeta alta entre 1,5% e 2% para o Dia dos Namorados

Publicado em 07/06/2019

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A terceira data comemorativa mais importante do ano está chegando, o Dia dos Namorados. E com ela a promessa de vendas. Para que os casais possam comprar os presentes com tranquilidade, o comércio de Mogi Guaçu ficará aberto até as 20h nas segunda e terça-feira da próxima semana. A ACIMG projeta que as vendas possam crescer entre 1,5% e 2%. O tíquete médio de vendas gira em torno de R$200 a R$250, pois com a queda da temperatura, itens como calçados e roupas de inverno serão mais lembrados. Para a presidente da ACIMG, Sonia Zanuto, a data surpreendeu positivamente nos dois últimos anos, apresentando melhores resultados que o Dia das Mães. “Como a data vem nos surpreendendo, esperamos que haja um crescimento de até 2% em relação ao ano passado. Podemos esperar a troca de presentes entre a maioria dos casais, incluindo os eternos namorados, que são os casados. O tíquete médio de compra também será maior do que os valores gastos para presentear as mães. No caso delas, o valor fica entre R$150 e R$180, já entre os namorados o valor sempre é acima de R$200”, comenta. De acordo com pesquisa para a data feita pela Boa Vista SCPC, os presentes serão:30% vestuário (roupas e calçados) e jantar; 19% show e cinema; 13% perfumaria; 10% joias, bijuterias e relógios; 9% celulares; 8% equipamentos de informática; 7% viagem e 2% flores e chocolates. A pesquisa feita pela ACIMG com os consumidores de Mogi Guaçu confirma a expectativa de crescimento nas vendas para roupas e calçados, pois a temperatura caiu e calhou com a data. A maioria dos entrevistados comprará em loja física, a pesquisa Boa Vista SCPC aponta que 78% dos entrevistados comprarão em loja física e 22% pela internet. Nas pesquisas feitas com o público guaçuano, todos os que responderam comprarão em lojas físicas. O casal Fabiane Oliveira Rodrigues e Fabiano Rodrigues são casados mas continuam se presenteando, ela pretende dar uma camiseta ou blusa e ele bombons e flores, para manter o romantismo sempre vivo. “Estamos casados mas não deixamos de nos presentear, nem que for uma lembrancinha”. Já Angélica Silva promete dar um calçado para o namorado, que acredita ser algo que o namorado esteja precisando. “Vou dar um calçado pra ele, a data pede um bom presente”, comenta. Ações dos lojistas Ainda segundo a pesquisa Boa Vista SCPC, 41% dos entrevistados comprarão o presente para satisfazer o desejo do parceiro, 39% pela necessidade do parceiro, 10% por preço, promoção ou desconto e 10% pela marca ou qualidade. De olho nas possibilidades, os lojistas estão se reinventando por meio de parceria entre estabelecimentos, buscando oferecer vantagens para os clientes. Outros trunfos são promoções e kits. A empresária Cândida Alvarenga está apostando na divulgação de seus produtos nas redes sociais, que para ela é um ótimo canal e também em uma bela vitrine. Outra opção utilizada por ela é a parceria com grupos de lojistas que realizam ações conjuntas e trocam brindes. “Por exemplo eu dou uma blusinha de brinde, meu vizinho dá um cinto, o outro dá acessórios, assim ao ir a um estabelecimento para retirar o brinde, o consumidor pode se interessar por algo e acabar realizando uma compra e meu cafezinho também é infalível sempre tenho algo para ofertar”, pontua. A gerente Flávia Cavalieri também está divulgando seus produtos nas redes sociais. “A data coincidiu com a mudança da marca da empresa, então para nós ficou mais interessante, pois é uma oportunidade para o público saber da mudança. Para atrair este público, vamos apostar em um café da manhã e também estamos pensando em fazer uma promoção pontual”, comenta. O empresário Leandro Frigo está apostando em uma promoção oferecida por sua franquia, em que um consumidor por região, concorrerá a um jantar. “Para participar da promoção é só o casal contar sua história na rede social da franquia e colocar a hashtag: milli me leva pra jantar para concorrer”, frisa. O empresário Carlos Eduardo Ferrari, que trabalha exclusivamente com o segmento masculino, conta que as namoradas que procuram sua empresa contam com a experiência da equipe que já conhece os gostos dos clientes. “As clientes chegam e dizem: você sabe o que meu namorado gosta, o que posso comprar para ele? E sempre sabemos exatamente o que ofertar”, comenta o empresário que também fez o vídeo ‘Eu Amo Amar Você’, para a data e que está circulando nas redes sociais de sua empresa.

Sobre o autor

Alberto Spoljarick Neto

Alberto Spoljarick Neto é o gerente de marketing e eventos da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu. Formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela ESAMC, ele continua se aperfeiçoando em tendências de consumo de mercado e as aplicando para os empreendedores de nossa cidade.