ACIMG completa hoje 63 anos de história

Publicado em 08/11/2021

Tempo de Leitura • 1 min

A ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu) nasceu por iniciativa de um grupo de empresários composto por mais industriais do que lojistas, pois à época a indústria era mais expressiva do que o comércio. Mogi Guaçu era chamada de Capital da Cerâmica, já que aqui havia o barro Taguá, que era matéria-prima que impulsionou a produção cerâmica guaçuana. A fundação destas empresas foi responsável por absorver a mão-de-obra local, nessa época muitos imigrantes chegaram à Mogi Guaçu para trabalhar.

Os anos áureos das indústrias cerâmicas se foram. Uma a uma, as cerâmicas foram se fechando e o comércio retomou seu protagonismo. Hoje a cidade é reconhecida pelo comércio forte e diversificado, mas também pela variedade e profissionalismo dos prestadores de serviço, da produção agrícola e por indústrias de diferentes segmentos. Esta diversidade está presente no quadro societário da entidade, que possui mais de  2 mil membros. Estes usufruem de serviços de qualidade e com descontos especiais.

Desde sua criação, nos idos de 1958, a entidade esteve localizada em diversos pontos do centro da cidade. Em 1997 conquistou a sede própria, a majestosa casa que pertenceu à família Martini, localizada à antiga Rua da Boiada, atual Quinze de Novembro. Em outubro de 2015 a casa deu lugar ao prédio da Associação, que atualmente abriga também uma unidade do Escritório Regional da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) e um posto Sebrae Aqui. Este complexo facilita a vida dos empresários de Mogi Guaçu e região, devido à junção de serviços em um local de fácil acesso. 

Sobre o autor

Viviane dos Santos Lucio

A história da Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu começou a ser escrita em 1958, por iniciativa de um grupo de empresários locais. A ideia de criar a entidade com este perfil, foi do empresário Euro Albino de Souza e logo ganhou apoio dos empresários Acácio de Oliveira, Luiz Mesquita Fialho e Francisco Martini – homens à frente de seu tempo.